Black Friday — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo
A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano por lojistas e consumidores. Em 2020, a semana de grandes ofertas está marcada para 27 de novembro, mas deve ser diferente de anos anteriores, uma vez que a pandemia de covid-19 mudou diversos hábitos nas relações de compra e venda e provocou um forte avanço do e-commerce.
Os consumidores já estão há algum tempo se preparando para este momento. Dados do Google, registrados entre 26 de agosto e 22 de setembro, mostram um aumento nas buscas por campeões de venda da Black Friday, volume que já supera marcas do ano passado.
A projeção da FecomercioSP é que a data puxe um aumento de até 3% nas vendas do varejo no mês de novembro, em comparação ao mesmo período de 2019. Apesar do comércio físico ter sido retomado, muitas medidas de segurança ainda impactam na venda nos estabelecimentos. Por isso, algumas empresas já estão se ajustando aos novos tempos. É o caso da Via Varejo (VVAR3-4,52%), que antecipou a temporada de ofertas para a última sexta-feira (23), a fim de evitar aglomerações nas lojas.
Mas o interesse pelo comércio eletrônico deve prevalecer neste ano, ao menos segundo uma pesquisa do Méliuz. O levantamento, feito com mais de mil clientes da empresa de tecnologia que oferece cashback, revelou que 58% dos consumidores optará por fazer compras em lojas on-line.
Apesar do menor preço ainda ser o fator decisivo na hora de comprar na Black Friday (73%), outros aspectos foram considerados pelos entrevistados na pesquisa do Méliuz, como reputação da loja/marca, frete grátis e facilidade de pagamento.
Esses e outros aspectos podem entrar no planejamento dos consumidores, conforme as dicas de Samantha Schwarz, gerente executiva de B2C da Infracommerce, para quem quer acertar nas compras na internet neste ano.
“A Black Friday é uma data de grande movimentação no comércio e para continuar dando certo é importante que os varejistas sejam transparentes e invistam em segurança. Já o consumidor deve cada vez mais ficar atento para fazer bons negócios”, diz Schwartz.
Confira a seguir as dez dicas da especialista da Infracommerce.
- Faça uma lista de compras
Pode parecer simples, mas quando temos uma lista conseguimos visualizar com mais clareza o que pretendemos comprar. Assim, é possível ter uma noção geral de quanto investimento será necessário e elencar os produtos prioritários.
- Comece a monitorar os sites das lojas
Com a lista pronta, pesquise os sites nos quais pretende comprar os produtos e monitore os preços. Empresas idôneas não aumentam os preços antes da data para no dia vender “pela metade do dobro”. Ainda assim, é importante checar se os descontos são realmente relevantes.
- Fique de olho no “esquenta”
Muitas empresas começam as promoções antes mesmo da sexta-feira (27 de novembro). Por isso, é interessante acompanhar as redes sociais e assinar as newsletters das lojas escolhidas. É possível que você consiga aproveitar um desconto adiantado e já garantir algum item da sua lista.
- Pesquise a reputação das lojas
Existem diversas ferramentas que disponibilizam informações sobre atrasos e demais problemas do e-commerce. Para não ter nenhuma surpresa, veja com antecedência se as lojas escolhidas são de confiança. Assim, você consegue escolher outro lugar mais confiável caso seja necessário.
- Cheque o certificado de segurança do e-commerce
Um ponto simples, mas muito importante, é verificar se no endereço da loja, antes do “www” tem o protocolo “https”. Esse “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia.
- Cuidado com e-mails falsos
Ao receber um e-mail com oferta, verifique se ele é real. Uma dica bem fácil é buscar o nome da loja no Google e clicar em links patrocinados, os primeiros que aparecem na busca, pois são pagos pela empresa para estar no topo. Portanto, geralmente são oficiais. Também é importante tomar cuidado com links divulgados por redes sociais.
- Proteja-se de golpes
Tomar cuidado com os seus dados pessoais e de cartões pode evitar uma dor de cabeça após a Black Friday. Além do cuidado com e-mails falsos, mensagens recebidas pelas marcas por SMS também precisam ter atenção. De acordo com um relatório do FBI, as tentativas de golpes financeiros cresceram 300% no mundo.
Só o Brasil é responsável por quase 54% de dados de cartões vazados. Hoje, com a aplicação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), os sites têm a obrigação de informar o uso dos dados e se responsabilizar por seu armazenamento. Sempre procure portais com esse aviso e nos quais você confia.
- Esteja a postos antes da meia noite
Caso você queira muito algum produto, ou o e-commerce escolhido tenha anunciado um desconto bem expressivo, uma boa dica é ficar de olho no relógio e se adiantar. Assim, você evita a correria e tem mais chances de chegar primeiro para garantir a compra.
- Acompanhe depois de comprar
Após as compras, é importante ficar de olho nos prazos e e-mails enviados pelo e-commerce. Como o volume de vendas na data é muito grande, é importante notar que muitas lojas estendem o prazo de entrega. Se você comprou para presentear em uma data, por exemplo, certifique-se de que o prazo informado está dentro do que você precisa.
- Saiba seus direitos
Para toda compra feita na internet, o consumidor tem o direito de arrependimento e devolução do produto em até 7 dias corridos, ou o direito de troca em 30 dias. Não perca esses prazos e busque contato com os canais oficiais da marca, anotando os protocolos e registrando as informações fornecidas.
Fonte: Estadão