Agentes de trânsito, guardas metropolitanos e policiais militares abordaram 391 veículos durante as blitze da Lei Seca no último final de semanas, em Palmas. Dos 164 testes de alcoolemia sete deram positivos e dois foram enquadrados como crime de trânsito, o que levou os condutores a serem encaminhados para a delegacia.
De acordo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) se no teste do bafômetro o resultado for superior a 0,34 dg/L por ar expelido, o motorista, além de ser autuado por sua infração, responderá também por crime de trânsito.
De sexta-feira, 25, a domingo, 27, foram 7 operações, sendo seis noturnas e uma diurna. As ações focaram locais estratégicos, como as avenidas NS-02, próximo ao Espaço Cultural; NS-01, próximo a Energisa; NS-02, em frente à Escolinha do Fluminense, LO-01, entre as avenidas NS-02 e NS-04.
Ao todo foram 29 remoções de veículos e 70 notificações por desrespeito ao código. Dentre as infrações, as mais frequentes foram conduzir veículo sem habilitação/permissão para dirigir e conduzir veículo sem o devido licenciamento.
Fiscalizações intensificadas
Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Major Leonardo, as fiscalizações foram intensificadas para reduzir o número de mortes no trânsito. “As pessoas precisam se conscientizar que dirigir sob o efeito do álcool é perigo não apenas para o condutor, mas para as pessoas que estão na via.”