Do Tocantins ao fim do mundo: jovem pedala 7 mil km rumo a Ushuaia e já chega ao Uruguai

O sonho de cruzar a América do Sul sobre duas rodas levou o tocantinense William Gomes a deixar a rotina para trás e encarar uma jornada de 7 mil quilômetros até Ushuaia, na Argentina, conhecida como a “cidade do fim do mundo”.

Natural de Colinas do Tocantins, no norte do Tocantins, o marceneiro de 26 anos iniciou a cicloviagem no dia 23 de outubro de 2025. Desde então, vem compartilhando nas redes sociais os desafios e descobertas ao longo do caminho.

Nesta segunda-feira, 16, ele celebrou mais um marco importante: a chegada ao primeiro país fora do Brasil. “Agora eu entro no primeiro país da cicloviagem, o Uruguai. Daqui pra frente tem outras vivências diferentes. Acompanha aí família!”, disse em vídeo publicado nas redes.

A aventura, segundo William, nasceu do desejo de viver novas experiências. “Vontade de viver e sair da bolha”, resumiu o jovem, que decidiu largar tudo para seguir viagem de bicicleta pelo continente.

O destino final é Ushuaia, no extremo sul da Argentina, considerada uma das cidades mais austrais do mundo. Até lá, o tocantinense ainda terá pela frente milhares de quilômetros, atravessando diferentes países, culturas e paisagens.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins