As Forças Armadas serão enviadas ao Tocantins para ajudar a combater as queimadas durante o período de estiagem. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira, 20.
Como mostrado pela Gazeta do Cerrado anteriormente, o Tocantins está em 6º lugar no ranking de queimadas.
Outros estados mais afetados pelas queimadas em agosto são: Mato Grosso, Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Maranhão que juntos representam 60% dos focos de calor.
Cliquei aqui e veja o ranking por estados.
A autorização do envio da FAB veio através de um pedido do governador Mauro Carlesse e ainda não se sabe quantos homens serão enviados ao Tocantins.
O despacho tem como fundamentação o Decreto 10.341, de 6 de maio de 2020, que diz “que fica autorizado o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos Estados da Amazônia Legal”.
O objetivo é realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionada ao desmatamento ilegal e o combate a focos de incêndio.
O decreto afirma ainda que o emprego dos militares fica autorizado em outras áreas da Amazônia Legal caso haja requerimento do Governador do respectivo Estado ao Presidente da República.
Com informações do G1 TO
Foto: Divulgação