Nem mesmo as riquezas turísticas do Jalapão estão sendo poupadas pelos incêndios florestais. Nesta sexta-feira, 6, as chamas atingiram as Dunas e a Serra do Espírito Santo, que ficam dentro do Parque Estadual do Jalapão, e são alguns dos principais atrativos da região. O combate reuniu bombeiros militares e brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e durou quase 12 horas.

Boa parte da vegetação foi consumida pelo fogo, que começou por volta das 14 horas desta sexta-feira, e foi terminar às 2h da madrugada de sábado, 7. Desafio para bombeiros militares e brigadistas, já que as chamas chegaram à Serra do Espírito Santo, onde a dificuldade maior é subir as encostas para debelar o incêndio.

O Corpo de Bombeiros Militar instalou um Posto Avançado no Parque Estadual, atendendo o município de Mateiros, com apoio do Naturatins. Um caminhão Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), importado da Itália, foi empregado nas ações de combate no local.

Parque Estadual do Jalapão teve chamas combatidas por bombeiros militares e brigadistas – Corpo de Bombeiros/Governo do Tocantins