Vítimas de alagamento em Canoas – RS, são resgatadas por bombeiros tocantinenses Cinco pessoas, entre elas um idoso, tiveram que sair numa embarcação, onde os bombeiros militares do CBMTO estão operando com bombeiros do RJ
O resgate de uma família inteira, em um bairro conhecido como Fátima, em Canoas – RS, região metropolitana de Porto Alegre, foi feito por bombeiros militares do Tocantins com apoio de militares do Rio de Janeiro. O trabalho é em conjunto, em que usam a mesma embarcação. A cidade está parcialmente debaixo da água, devido ao alto índice de chuvas que atingem o estado inteiro.
A participação do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins na Operação Rio Grando do Sul é possibilitada pelo governador Wanderlei Barbosa, que determinou o deslocamento dos bombeiros para o estado gaúcho. Nesta segunda-feira, 13, completa-se oito dias da permanência das equipes no estado .
Os bombeiros do CBMTO na operação são os cabos Samuel Pacheco, Adriano Rocha e Leonilton Ferreira da Silva, todos eles mergulhadores que integram a Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), e que estão em Canoas desde a última quinta-feira, 09. Todos eles já fizeram diversas incursões na cidade.
No último sábado, 11, os bombeiros militares, juntamente com colegas do CBMRJ, resgataram o pai e duas filhas, além de um idoso no bairro Rio Branco, e quatro cachorros. Todos estavam nas varandas das casas, prestes a serem tomadas pela água. No último domingo, a operação de busca em que atuavam resultou no resgate de mais cinco vítimas, sendo todos homens, nos bairros Matias e Harmonia. Em um dos endereços, a missão destinava-se a recuperar os corpos de três pessoas, todas vítimas de afogamentos em suas próprias casas inundadas. Entre elas estava uma mulher.