Com apoio do Governo do Estado, a primeira etapa da jornada Bota Pra Correr Olympikus será realizada neste domingo, 7, no Parque Estadual do Jalapão. Largada e chegada serão na sede do Parque, localizada no município de Mateiros. A arena será aberta às 6h30, para todos que quiserem acompanhar a prova. O acesso será fechado às 7h20 e a largada ocorrerá às 8 horas, com a presença de todos os executivos da Olympikus e autoridades do Estado. A premiação está prevista para às 11 horas.
Os percursos são de 10km e 21km, com postos de hidratação ao longo do caminho. De acordo com a organização, devido às condições climáticas locais, o tempo máximo para conclusão da prova será de três horas, a partir daí, os retardatários serão recolhidos. Visando a proteção do bioma local, foram disponibilizadas somente 200 vagas, sendo mais de 60 ocupadas por tocantinenses.
A Icons, empresa responsável pela organização da corrida, conta com apoio da Agência do Desenvolvimento da Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Polícia Militar (PM/TO), Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto/Seinf), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Superintendência de Esporte da Secretaria de Educação, Juventude e Esporte, (Seduc), secretarias de Segurança Pública (SSP) e Comunicação (Secom), Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Mateiros.
Segurança
Todo o trajeto foi demarcado, a rodovia será parcialmente interditada e a velocidade dos veículos em trânsito deverá ser reduzida, para segurança dos atletas. Os operadores de turismo foram previamente informados pela Adetuc. Além do staff da competição, Polícia Militar, por meio do 5º BPM, dará suporte de segurança aos competidores, convidados e público em geral. O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública ficará disponível para situações emergenciais.
Saúde
A organização disponibilizará pontos de hidratação ao longo do percurso para reabastecimento dos atletas, com água, isotônico e energético. Para evitar descarte irregular, os copos descartáveis foram substituídos por copos retráteis. Seis paramédicos estarão a postos na sede do Parque, administrada pelo Naturatins, e percorrendo o trajeto da prova de carro. O Corpo de Bombeiros também estará presente para atendimentos.
Estímulo ao turismo
Entre os assuntos pontuados com os representantes da PM e Ageto, ficou definida a interdição parcial da rodovia com redução de velocidade, para proteção dos competidores. “Não queremos interferir na operação de turismo local”, enfatizou Pedro Guimarães, lembrando que os convidados do evento, incluindo atores globais e influenciadores digitais, permanecerão no Jalapão para conhecer os atrativos turísticos, assim como vários atletas.
Para abrigar todas estas pessoas, foram disponibilizados leitos de hotéis e pousadas da região. A Prefeitura de Mateiros também orientou os comerciantes locais a se abastecerem seus empreendimentos, visando uma prestação de serviços adequada ao público.
A prova
Segundo a diretoria de marketing da empresa, esta é a primeira vez na história que uma marca brasileira organiza um evento desse porte. Os corredores terão a oportunidade de correr em três regiões distintas, sendo que o Jalapão abrirá o circuito.
Serão premiados com troféus confeccionados com detalhes em capim dourado, os três primeiros colocados em cada percurso, nas categorias: Geral Masculino, Geral Feminino, Master: acima de 60 anos Masculino e Master: acima de 60 anos Feminino. A prova é aberta a maiores de 16 anos, para o percurso de 10km, com autorização e presença do responsável legal.
Ao final da prova, todos os participantes que completarem o percurso receberão medalha de “finisher”.
A entrega dos kits da corrida acontecerá neste sábado, 6, na sede do Parque Estadual. O kit é composto por uma camiseta de poliamida, viseira, chip de cronometragem descartável e número de peito, e o atleta que não fizer a retirada prévia ficará impedido de participar da prova.
fonte: Adetuc