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Em reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na segunda-feira, dia 2, o Movimento Pró-BR-010, juntamente com o governador Wanderlei Barbosa, a senadora Dorinha Seabra (UB) e o deputado Ricardo Ayres (Republicanos), receberam garantias do diretor-geral do órgão federal Fabrício Galvão de que o trecho da rodovia no Estado terá prioridade no PAC.

No encontro o Movimento pediu a Fabrício, além da prioridade da BR-010 no PAC, que o projeto executivo da rodovia, seja elaborado pela superintendência do Estado do Tocantins, buscando mais agilidade no processo. As solicitações foram atendidas pelo diretor, pois normalmente os projetos são construídos pela Diretoria do Dnit em Brasília.
Os coordenadores do Movimento entregaram ao diretor um texto com outras pautas complementares. Bem como a antecipação da construção da ponte sobre o Rio Perdida, cortes da Ladeira do Bigode e a do Ocidente, em Rio Sono, e a construção da ponte sobre o Ribeirão Cartucho, em Goiatins.

Antes da reunião no Dnit, os representantes do Movimento, acompanhados do deputado Ricardo Ayres, foram recebidos no Palácio do Planalto pelo Chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da Secretaria das Relações Institucionais, Sérgio Alberto Dias da Silva. No encontro, Dias solicitou à sua assessoria que levantasse a real situação da BR-010, a fim de viabilizar a priorização da obra nos programas governamentais.

Ao final das agendas, os componentes do Movimento demonstraram confiança no retorno da construção da rodovia em um pequeno espaço de tempo.

Projeto executivo

Fabrício Galvão garantiu que o projeto executivo da via federal no Tocantins, entre Aparecida do Rio Negro a Goiatins, será licitado em dezembro deste ano, mas não manifestou garantia de quando iniciará a construção do empreendimento.
O diretor disse também que irá solicitar ao Ibama a liberação ambiental da construção, permissão necessária para realizar a pavimentação.

Acompanhamento

O Movimento garante que vai acompanhar a situação de perto, para evitar que as garantias recebidas esta semana, deixem de ser cumpridas.

A reunião no Dnit em Brasília foi uma solicitação do Movimento à senadora Dorinha, que junto com sua assessoria conseguiram o encontro. Tanto o governador do Estado quanto Dorinha e Ricardo Ayres foram taxativos ao defender o retorno da obra.

Unidos no mesmo objetivo, movimento e autoridades afirmam ser a BR-010 a indutora do desenvolvimento econômico, social, cultural e turístico da margem esquerda do Estado Tocantins.

“Tivemos uma reunião no órgão adequado, com presenças de peso, nada menos que o governador, uma senadora da República e um deputado federal, os quais estão convencidos da importância da BR-010, apoio que nunca tínhamos conseguido”, garante o integrante do Movimento, Elpídio Lopes.

Na oportunidade tanto Dorinha quanto Ricardo Ayres garantiram que destinarão recursos por meio de emendas parlamentares à obra, a partir do momento que os projetos e autorizações necessários forem concluídos.

Participantes

Além das autoridades já mencionadas, participaram dos eventos de Brasília um representante do Ministério dos Transportes, a prefeita de Itacajá, Maria Aparecida; prefeito de Aparecida do Rio Negro, Suzano Lino; prefeito de Mateiros, Pastor João; os coordenadores do Movimento Elpídio Lopes e Natal Castro, os fazendeiros Cristino Reis, Cabo Valter, José Flávio; e os empresários Oneildo Valadares e Ronaldo Cruz Araújo; o advogado Jorge Carneiro, entre outras lideranças.

BR-010

A Rodovia BR-010 tem 1.955 km de extensão, ligando Brasília (DF) a Belém (PA), com um traçado que segue paralelo à BR-153, passando pelos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. Nesse trajeto, os cerca de 735 km que passam pelo Tocantins, os municípios de Rio Sono, Bom Jesus, Santa Maria, Itacajá, Barra do Ouro e Goiatins aguardam por obras de pavimentação.

Fonte – Assessoria