De Guaraí- Maju Cotrim
Dezenas de municípios se reuniram na manhã desta segunda-feira, 30, em Guaraí com o senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes. Eles apresentam as demandas dos municípios em várias áreas.
A anfitriã foi a prefeita Fátima Coelho. Cerca de quase 30 prefeitos participam do evento e o de Tocantínia, Manoel Silvino representou todos da região.
Estão presentes os deputados Carlos Gaguim, Professora Dorinha e os estaduais Vilmar Oliveira e Olyntho Neto.
Estão presentes os prefeitos de Paraíso, Celso Morais, de Colinas, Kasarin, de Pedro Afonso, de Itacajá, Maria Aparecida, Paulo Antônio de Arapoema, dentre os gestores de Barra do Ouro, Brasilândia e outros.
Vários pedidos foram apresentados. A região teve um momento importante de união e busca conjunta por soluções capitaneados pelo senador Eduardo Gomes que fez questão de ir até lá ouvir as demandas da região.
Os gestores trocaram experiências e tiveram contato direto com o senador em busca de recursos e ajuda da bancada e do governo federal.
Demandas
A prefeita anfitriã fez uma série de pedidos e solicitou ajuda para a obra de extensão da Avenida Bernardo Sayão, falou da necessidade de implantação do parque industrial e ainda de uma unidade do Corpo de Bombeiros.
Ela pediu ainda a pavimentação do aeroporto.
“Que as próximas demandas o senhor olhe para as cidades que já tem associação comercial porque como associação somos mais fortes ainda”, disse Silvana, a presidente da Associação de Guaraí.
A PRF também se manifestou no evento e falou sobre a estrutura viária da região. “Guaraí é onde acontecem os maiores acidentes e a demanda que temos é uma grande necessidade de iluminação no perímetro urbano e que seja trazido para cá um corpo de bombeiros ou Samu”, disse o representante.
O vereador Gledyson Bueno elogiou o perfil de Gomes e reforçou o pedido de iluminação da BR 153.
O deputado Vilmar Oliveira falou da necessidade de recursos para a região da qual ele representa. Ele defendeu um projeto e polo de piscicultura para geração de emprego e renda.
O deputado Olyntho Neto se colocou a disposição para fazer a ponte entre os municípios e o Estado, de quem é aliado. “o Tocando em Frente vai ser o maior programa de obras que o Tocantins já teve, R$ 3 milhões para cada município”, disse.
O deputado Carlos Gaguim exaltou o trabalho da Embrapa e afirmou que o Tocantins é o Estado que mais libera recursos federais. Ele pediu a duplicação de Aliança a Aguiarnópolis. “Não justifica duplicar até Aliança porque o volume é o mesmo. Vamos começar essa luta agora“, disse. Ele falou ainda sobre a garantia de recursos para um aeroporto em Guaraí.
A deputada Dorinha defendeu a instalação do campus da UFNT na cidade.
Codevasf
O superintendente da Codevasf, Homero Barreto disse que 430 equipamentos já foram entregues através da companhia além de 26 Municipios que iniciaram obras de asfalto. “Estamos trabalhando todos os dias para atender os municípios e os prefeitos“, disse.
Boas notícias
O senador Eduardo Gomes fez uma serie de anúncios na cidade como a constrição de mais de 80 pontes através da Codevasf, a ampliação do Calha Norte.
“Vou colocar mais 1,5 milhão para obra de asfalto”, anunciou para Guaraí. Falando de demandas da região, Gomes lamentou ainda: “Um absurdo não termos ligação asfáltica em Itacajá”, disse.
Gomes defendeu ainda a Política dos consórcios e homenageou o senador João Ribeiro. “Precisamos retomar a política de consórcios”, defendeu.
Eduardo sugeriu que um consórcio pode ajudar nas soluções para a saúde da região.
Em setembro deve começar o trajeto de recuperação e manutenção da BR 153 em Guaraí.
BR 235
Sobre a Br 235 Gomes disse que o EVTEA foi aprovado e o trecho entre Pedro Afonso e a dívida entre Maranhão e Piauí e o termo de referência já está sendo providenciado. Ele colocou recurso para garantir o projeto.
BR 010
“O EVTEA já foi aprovado com viabilidade de trecho entre aparecida do Rio Negro e Carolina do Maranhão”, disse. Serão necessários cerca de R$ 10 milhões.
Ponte de Xambioá
Gomes disse ainda que um novo lote de recursos será liberado para a a obra da ponte de Xambioá não parar.
“Nós nos conhecemos, temos que reconhecer todos que fizeram pelo Tocantins mas temos que lembrar que o Tocantinense sabe onde quer chegar“, disse.