Pará, vizinho do Tocantins, concentra mais de 40% dos casos de sarampo registrados em 2020. Interrupção na vacinação pode aumentar os índices.

Vários pais deixaram de levar seus filhos para vacinar neste período da pandemia do novo coronavírus. A situação já foi constata pelos órgãos de saúde. Inclusive, o próprio Ministério da Saúde divulgou um boletim epidemiológico evidenciando que o Brasil segue neste mês de junho com surto de sarampo nas cinco regiões.

Já foram registrados 3.629 casos de sarampo foram registrados no Brasil em 2020. Destes, quatro pacientes foram a óbito, sendo que dois deles eram residentes no Estado do Pará. Ao todo, o Pará confirmou 1.615 casos da doença.

Leia também- Sarampo: Sintomas, riscos e tratamento

No Tocantins foi registrado apenas um caso. Mas este número pode mudar, caso a vacinação rotineira das crianças não seja retomada. Como bem lembra o Ministério da Saúde, para evitar o aumento da doença é preciso imunizar.
O Ministério da Saúde informou que está elaborando um processo de revisão para interromper a circulação do vírus do sarampo e assim, eliminar a doença. Afinal, de janeiro a 23/5, período do boletim, o Brasil notificou 10.025 casos de sarampo. Desses, 36,2% foram confirmados, um total de 3.629. Outros 33% foram descartados, o equivalente a 3.310 (33,0%). Ainda há 30,8% em investigação, sendo  3.086 casos.

Fonte: Ministério da Saúde