Foto: João Carlos/Defesa Civil de Talismã/Divulgação

Fogo começou em propriedade produtora de soja e se espalha rapidamente devido ao tempo seco e ao vento forte

Brigadistas e voluntários seguem combatendo um incêndio de grandes proporções que atingiu a área de uma fazenda produtora de soja em Alvorada, na região sudeste do estado, nesta sexta-feira (20). Imagens feitas no local mostram uma imensa nuvem de fumaça e fogo cruzando a BR-153, no sul do estado, e levando o incêndio para a outra margens da pista.

“O fogo acabou de pular a BR e está seguindo sentido leste-oeste. Vai dar muito trabalho. Alguns caminhões e ônibus estão arriscando passagem na fumaça”, contou o coordenador da Defesa Civil de Talismã, que está ajudando no combate.

Imagens feitas na fazenda durante a manhã mostram o incêndio tomando conta de uma área utilizada para o plantio. As chamas ameaçam chegar perto da sede da fazenda e de silos utilizados para armazenagem de grãos.

Nuvem de fumaça gigante pôde ser vista em fazenda — Foto: João Carlos/Defesa Civil/Talismã

Nuvem de fumaça gigante pôde ser vista em fazenda — Foto: João Carlos/Defesa Civil/Talismã

O fogo se alastrou de forma rápida por causa do tempo seco e do forte vento na região. No fim da manhã o incêndio chegou até a BR-153 e atravessou a pista causando risco para os veículos que passavam pelo local.

O combate continua durante a tarde com apoio de brigadistas, funcionários da fazenda, vizinhos e voluntários.

O responsável pela brigada de Alvorada informou que homens estão mapeando a área para evitar que o fogo se alastre para outras fazendas. A Defesa Civil de Talismã, cidade vizinha, também está ajudando no combate.

Queimadas no Tocantins

Todos os anos o Tocantins tem muitos focos de incêndios e geralmente fica entre os estados com mais registros. Até esta sexta-feira (20) o estado registrou 5.667 mil focos de incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O número é 24% maior em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, quando tinham sido 4.560 registros até esta mesma data.

Fonte: G1 TO