As equipes de brigadistas que atuam na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, APA Lago de Palmas e Parque Estadual do Lajeado (PEL) participaram nessa segunda-feira, 25, da primeira etapa de capacitações realizada pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), na sede do órgão ambiental em Palmas. O foco das capacitações, que seguem ao longo do mês de maio, é a formação teórica e prática das equipes atuantes no combate aos incêndios florestais e queimadas ilegais nas Unidades de Conservação (UCs), geridas pelo Estado.

 

Liderada pela gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz, a capacitação, com cerca de 20 brigadistas que atuam nas UCs da região Central do Estado, tratou entre outros temas, do conceito de UCs e o plano de manejo/zoneamento, o papel e a importância da brigada, o Cerrado e o fogo, noções básicas de educação ambiental, conceitos e elementos do Manejo Integrado do Fogo (MIF), bem como das metodologias utilizadas em base comunitária.

 

A gerente explica que esta primeira etapa com os brigadistas que atuam nesta região teve o foco de alinhar informações e conhecimentos, já que tais brigadas já haviam participado de uma primeira capacitação em outubro do ano passado. “É com alegria que iniciamos a primeira etapa do ciclo de capacitações de 2022 com os nossos brigadistas. Nesse ano não só conseguiremos ofertar a todas as brigadas do Naturatins, como todas serão em formato presencial. O objetivo das capacitações é fazer a reciclagem de conhecimento, alinhamento de condutas e aprimoramento das ações. E também é um ótimo momento para despertar o senso de trabalho de equipe nesses profissionais, receber demandas e articular soluções”, pontuou a gerente, adiantando que para neste ano ainda estão previstos encontros no segundo semestre para monitoramento da efetividade deste tipo de ação conjunta.

 

A capacitação das brigadas contou com a participação da supervisora da APA Serra do Lajeado, Camilla Muniz, do supervisor do PEL, Volney Marcos, da supervisora da APA Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, do inspetor de Recursos Naturais do PEL, Lyon Cardoso e do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues, que é o responsável pelas capacitações, planejamento e execução do MIF nas UCs em território tocantinense.

 

Rejane Nunes, a frente da APA Jalapão, tem dialogado com as comunidades jalapoeiras desde o final de mês março, com foco em estabelecer um calendário de queima junto aos comunitários, que é o chamado MIF de base comunitária. Outro conceito apresentado pela supervisora, que também é educadora e atua na região do Jalapão desde 2015 com a gestão participativa, foi o conceito de cartografia social. Outra estratégia pedagógica implementada nesta capacitação foi a metodologia participativa, que também será utilizada nas outras qualificações. Na dinâmica de encerramento, cada brigada apresentou o mapa falado da região em que combatem os incêndios florestais e, assim, partilharam conhecimentos, trocaram experiências, esclareceram dúvidas e debateram estratégias de trabalho.

 

“Essas ferramentas metodológicas, como mapa falado, cartografia social e linha do tempo, são parte do planejamento participativo. A cartografia social tem o objetivo de dar voz às comunidades na gestão do território, porque possibilita uma ampla troca de saberes entre os comunitários contribuindo para o aprimoramento e controle do manejo das atividades”, explicou a supervisora. Para compartilhar as experiências vivenciadas no Jalapão, a supervisora irá participar das capacitações nas demais UCs.

 

Agenda

 

Nesta quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29, o Naturatins realiza a capacitação em Mateiros. Nos dias 10 e 11 de maio, no Monumento Natural Estadual das Árvores Fossilizadas (Monaf), em Bielândia, distrito de Filadélfia, na região Norte.

 

Em 19 de maio, a brigada comunitária Pedreira, em Lajeado, recebe a capacitação, que nos dias 24 e 25, chega às brigadas do Parque Estadual do Cantão (PEC) e APA Ilha do Bananal Cantão, em Caseara, na região Centro-Oeste. A agenda do mês de maio será concluída nos dias 30 e 31 na brigada comunitária do Assentamento Água Fria, em Tocantínia.