Maria José Cotrim
Passadas as eleições e a ressaca eleitoral estadual, já rondam nos bastidores as articulações e sondagens para a nova eleição da presidência da Assembleia Legislativa.
A atual presidente Luana Ribeiro é bem avaliada e tem bom trânsito entre os colegas e é um nome forte na busca pela reeleição. Ela que era vice de Mauro Carlesse e virou presidente assim que ele teve que assumir o governo.
Luana chega a ser a última a sair da Assembleia em alguns dias e busca sempre sintonia com governo para resolver alguns problemas aos quais é procurada por representantes de categorias.
Por outro lado, vários nomes citados já afirmaram que não vão disputar como o mais votado, Leo Barbosa, por exemplo, que entrará apenas na próxima legislatura e ainda Olyntho Neto que chegou a ser sondado também.
Já assumiram nos bastidores a pretensão de tentarem uma candidatura: Vilmar Oliveira do SD, Toinho Andrade do PHS e ainda o recordista de mandatos na casa, Eduardo do Dertins do PPS.
Estas pretensões ainda serão discutidas e amadurecidas entre os parlamentares e buscando também os novos que irão assumir no próximo ano.
Todos os pretendentes a disputarem a presidência são da base do governador Mauro Carlesse que ainda não manifestou preferência ou discutiu o assunto. Estão em jogo ainda os cargos na mesa diretora, o que contam na hora de montagem das chapas.
A Gazeta acompanha os detalhes das movimentações nos bastidores.