Lisane Braga/Governo do Tocantins
Funcionar como instrumento de democracia participativa e garantir, à comunidade, o recebimento de suas manifestações são papéis da Ouvidoria da Saúde, um canal de comunicação direta dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e de defesa do cidadão para recebimento de solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Relatórios da Ouvidoria apontam mudança na realidade dos casos recebidos na Saúde. De acordo com as estatísticas, houve redução do número de denúncias e reclamações.
Em 2015, a Ouvidoria Geral fechou o ano com um total de 231 denúncias. Já em 2016, esse número caiu para 170, e neste ano, até o mês de setembro, foram apenas 145 registros. Em 2017, a Ouvidoria recebeu nove manifestações de usuários do SUS com elogios ao atendimento.
Segundo a gerente de Ouvidoria, Luciene Machado Vasconcelos, o setor atua como mediador de conflitos e colaborador no processo de cumprimento da Lei. “Somos uma ferramenta de gestão muito importante, uma forma de termômetro dos indicadores de saúde no Estado”, disse.
O usuário do SUS e morador de Gurupi, Antônio Tavares, é parte desta estatística. Ele conta que sempre que procura a Ouvidoria é atendido em tempo hábil. “Este é um canal muito importante. Tenho sido atendido em todas as vezes que solicito ajuda”, disse.
De acordo com o subsecretário de Estado da Saúde, Marcus Senna, toda equipe tem trabalhado para aperfeiçoar ainda mais as ações, os serviços e também para possibilitar a elaboração de relatórios gerenciais, contendo a real situação da Saúde. “A redução do número de denúncias é reflexo do investimento do governo na melhoria do serviço de saúde. Temos trabalhado muito para oferecer uma saúde digna e humanizada à população, como determina o governador Marcelo Miranda”, ressaltou.
Ouvidorias
O Estado conta, hoje, com oito ouvidorias. Além da Ouvidoria Geral, instalada na sede da Secretaria de Estado da Saúde, em Palmas, existem outras sete distribuídas no Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina (GMDR), Hospital Infantil de Palmas (HIP) e os Hospitais Regionais de Araguaína, Augustinópolis, Gurupi e Paraíso do Tocantins. Outras três já estão em fase de implantação: em Porto Nacional, Miracema e Arapoema.
Canais
Ouvidoria Geral de Saúde: 0800 642 7200, [email protected]
Hospital Geral de Palmas (HGP): (63) 3218-7865
Hospital e Maternidade Dona Regina (GMDR): (63) 3218-1748
Hospital Infantil de Palmas (HIP): (63) 3218-7719
Hospitais Regionais de Araguaína (HRA): (63) 3411-2883
Hospital Regional de Augustinópolis (HRA): [email protected], Whats App (63) 99139-4247
Hospital Regional de Gurupi (HRG): (63) 3315-0233
Hospital Regional de Paraíso (HRP): (63) 3904-1231