Café da Manhã: Saiba quais alimentos escolher para iniciar bem o dia

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 10/08/2019

Última atualização em 26/08/2019 14:27

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Todas as refeições são importantes, mas o café da manhã é fundamental, indispensável para a boa saúde. Assim que acordamos, necessitamos reabastecer o organismo e repor energia para retomar as atividades e iniciarmos um dia ativo e produtivo.

Durante o sono nosso organismo continua gastando energia para manter suas funções básicas como circulação, respiração, funcionamento do coração e também construir células, queimar gordura e ainda trabalha fazendo detoxificação durante a noite para eliminar toxinas produzidas durante o dia. Desta forma produzimos muitos radicais livres. Já até comentei aqui que um pouquinho de radical livre nós até precisamos, mas o excesso é prejudicial e deve ser eliminado. E, como eliminar? Eliminamos com antioxidantes.

Antioxidantes são, por exemplo, vitaminas A, C, E, fitoquímicos, magnésio, e tudo isso temos nos alimentos, mas precisamos ingerir estes alimentos logo que iniciamos o dia para que tudo funcione bem no nosso corpo.

Uma regra básica em nutrição é a variedade de alimentos. Sendo assim, não precisamos comer a vida toda o mesmo café da manhã, aliás, devemos variar.

O ideal para o café da manhã é comer um pouco de cada grupo alimentar, que são carboidratos, proteínas e gorduras, mas os alimentos nunca são compostos de apenas um nutriente, e isso é muito bom. Por exemplo, as frutas são ricas em carboidratos, mas têm também muitas vitaminas, minerais, fibras, fitoquímicos. As castanhas têm muitas gorduras boas (monoinsaturadas) e também fibras, em um pão pode ter fibras e gorduras de sementes e de azeite. Enfim, é preciso variar.

Para exemplificar, vou citar abaixo grupos de alimentos que podemos escolher um de cada para iniciarmos bem o dia:

–              frutas picadas ou suco de fruta – aqui dá pra variar super bem com tantas opções de frutas que temos. Veja no meu Blog Nutrição Prática, o post Detox, para começar o ano, que tem três combinações especiais de sucos detoxificantes;

–              tapioca com semente de chia ou flocos de quinua; pão integral; pão feito com abóbora, farinha de arroz, fécula de batata e ovo caipira; algum tipo de raiz como mandioca ou batata doce, etc.;

–              castanhas do Pará ou amêndoa ou macadâmia ou nozes ou também um óleo como fonte de gordura, que podemos alternar com óleo de coco (extravirgem), azeite de oliva extravirgem ou manteiga em pequena quantidade;

–              ovo mexido, iogurte, queijo fresco, derivados de soja, patê de grãos ou de sardinha ou ainda frango desfiado num lanchinho;

–              uma bebida quente como uma xícara de café (sem adoçar) ou chá de camomila, de cidreira, de casca de jabuticaba, etc.;

–              adoçar alimentos é opcional, mas podemos aproveitar para usar o mel que é rica fonte de fitoquímicos e energia.

O que não devemos?? Não devemos ficar sem comer pela manhã e também devemos evitar alimentos com excessiva quantidade de carboidratos refinados como pães refinados, pães doces e bolos, açúcar, bebida láctea achocolatada, suco concentrado e adoçado.

Com uma refeição adequada logo pela manhã seu corpo terá energia para estudar, trabalhar, manter bom humor, concentração e vitalidade para o dia todo. Sem contar que, quando se deixa de fazer esta refeição seu cérebro entende como privação e “pensa” que terá que poupar gordura e este acúmulo não é nada interessante.

Pesquisas realizadas comprovam a melhora cognitiva, bom rendimento escolar, resolução de problemas e testes de memória. E não para por ai, a melhora é na saúde intestinal, na saúde cardiovascular, na massa muscular e metabolismo energético.

Muitas vezes gastrite, dor de cabeça, tontura, falta de concentração podem ser reflexos de um inadequado ou ineficiente café da manhã.

Enfim, temos motivos de sobra para não deixarmos de fazer o café da manhã. Com o tempo escasso de todos é válido organizar tudo no dia anterior. Vale até deixar fruta picada ou pote de tudo pronto no dia anterior.

Aqui vão algumas sugestões:

Café da Manhã – No Pote

(este pote é um vidro com tampa que pode deixar montado no dia anterior)

Monte camadas de: iogurte natural, sementes de chia, rodelas de morango, flocos de aveia ou quinua e um fio de mel. Repita as camadas, tampe o pote e deixe na geladeira que no dia seguinte é só pegar e fazer a refeição. Pode incluir ou substituir frutas – use banana, kiwi, mamão, melão, etc..

 

Café da Manhã – Clássico

2 fatias de pão integral com queijo fresco de búfala, rodelas de tomate e folhas de manjericão (aquecer na sanduicheira) + uma fatia de mamão com farinha de linhaça e flocos de aveia + chá de camomila e gengibre.

Café da Manhã – Pré treino

1 polpa de açaí + 1 banana batida com meia porção de whey protein e 1 colher de aveia em flocos + 1 colherinha de mel e 1 colherinha de óleo de coco extravirgem.

Café da Manhã – Turbinado

2 bananas com um fio de mel e uma colherinha de cacau em pó + 1 ovo mexido misturado com 2 colheres de aveia em flocos , uma pitada de sal, açafrão e azeite de oliva extravirgem.

Café da Manhã – Sem glúten / Sem Lactose

Suco de meia maçã, meia beterraba, uma rodela de gengibre, duas folhas de couve e água de coco + 1 tapioca com chia – recheada de tofu amassado com tomate seco e sal rosa + uma xícara de café com uma colherinha de óleo de coco extravirgem.

Café da Manhã – Reforçado

1 banana (bem gelada) batida com cacau e água (ou batido com leite de amêndoas) + 2 fatias de pão sem glúten recheadas com frango desfiado, cenoura e beterraba raladas + café (sem adoçar).

Café da Manhã – Antioxidante

Crepeoca (um ovo batido com uma colher de tapioca) que pode ser recheada com tomate, orégano e azeite + abacate batido com cacau e mel + chá de hibiscos, gengibre e alecrim.

fonte:por Bia Dorazio G1

 

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

AgroPalmas
ASSECAD NOVO 11/02/2019
SINTET
ATM a partir do dia 17/04/2019
BRK-06-06-2019

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]