Em Paraíso do Tocantins, cidade situada a 60 km da capital Palmas, a procura pelos testes da Covid-19, realizados na Unidade de Atendimento Exclusiva, caiu nas últimas semanas.
“Atualmente no município houve uma redução nos números de casos confirmados e suspeitos, assim como houve uma queda no Estado e também no Brasil como um todo. Isso pode ser explicado pelo fato de já termos passado pelo pico da doença”, afirma Elissa Maynardes, diretora técnica das Unidades Básicas de Saúde e da Policlínica.
SEMUS pede que população se mantenha em alerta
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado no último dia 7, o município registrou, desde abril, 2446 casos de Covid-19. Destes, 2094 pessoas já estão recuperadas. De acordo com o último boletim ainda há 308 casos ativos e por isso a Secretaria Municipal de Saúde pede que a população se mantenha alerta e cumpra as medidas de prevenção estabelecidas pelas entidades de saúde.
“O número de casos diminuiu, porém resultados positivos confirmados por coleta da SWAB, exame padrão na nossa unidade exclusiva, atestam que o vírus ainda circula em nossa cidade. Portanto, um relaxamento das medidas de prevenção agora, por parte da população, pode trazer uma nova onda de casos positivos. Pedimos que todos mantenham o uso de máscaras, higienização das mãos, uso do álcool em gel 70% e o distanciamento físico e social”, alertou Ana Cristina Pimenta Gomes, diretora de Vigilância em Saúde.
“De forma nenhuma devemos afrouxar os cuidados que adotamos neste período de pandemia porque, caso a gente pare de tomar estes cuidados pode acontecer um segundo pico, como já aconteceu na Europa e em algumas cidades do Brasil. Não podemos descuidar para conseguirmos manter este número cada vez menor e evitar o aumento de casos graves e óbitos”, acrescentou Elissa Maynardes.
Ações de combate à Covid-19
A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da sua Secretaria de Saúde, atua em diversas frentes para minimizar os efeitos da pandemia no município, cuidando ainda para que a economia não fosse completamente afetada como em outros municípios e estados.
“Foram inúmeras nossas ações, inclusive a SEMUS começou a mobilização antes mesmo que houvesse um único caso em nossa cidade. Estendemos o horário de atendimento das unidades básicas que passaram a funcionar aos sábados, domingos e feriados. Posteriormente instalamos uma unidade de atendimento exclusivo para pessoas com sintomas gripais onde toda a estrutura foi direcionada para prestar o atendimento médico, acompanhamento e entrega da medicação para pessoas com sintomas leves e moderados da doença. Montamos uma equipe para realizar o serviço de monitoramento com pessoas que testaram positivo e seus acompanhantes. Estamos com ações de desinfecção de áreas com grande fluxo de pessoas, testagem rápida em profissionais da saúde e segurança pública. Propagação massiva, em veículos de comunicação, do boletim epidemiológico e das medidas preventivas. Campanhas de vacinação por grupos para evitar aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e também às margens da BR-153 para contemplar os profissionais que trabalham nas estradas e teriam dificuldades de se deslocarem até uma sala de vacina, dentro do município. Ou seja, há uma atuação forte do município na luta contra o avanço da pandemia”, enfatizou a diretora de Vigilância em Saúde.
Fonte: Secom Paraíso do Tocantins