Foto – Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda já está liberada. Caso você tenha dinheiro para receber este ano, mas não foi incluído neste lote, pode ser que tenha caído na temida malha fina.
Cair na malha fina significa que a declaração ficará retida por conta de algum erro, como um valor incorreto, rendimento omitido ou informações cadastrais divergentes.
O advogado tributarista Cláudio Leite Pimentel explica que isso muito comum, principalmente por despesas com dependentes, que estão pendentes de comprovação, assim como despesas médicas.
Para saber se isso aconteceu com você, acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), selecione a opção “Meu Imposto de Renda” e na aba “processamento”, escolha o item “pendências de malha”. Lá, é possível saber se você caiu na malha fina, e o motivo pelo qual aconteceu.
Neste mês, a Receita está emitindo 444 mil correspondências para contribuintes com declarações na malha fina. O objetivo é avisar que, em caso de erro na declaração apresentada, este é o momento para regularizar a situação.
Fonte – CNN Brasil