O cirurgião vascular do ICL, Sílvio Alves da Silva – Foto: Divulgação
Segundo dados do Clima Tempo, Palmas deve chegar a 40° graus, neste sábado, 03. As altas temperaturas podem causar alguns sinais e sintomas circulatórios, dentre estes sensação de peso nas pernas, inchaços e formigamento. Tais manifestações, normalmente acometem pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou ficam em pé na mesma posição.
O cirurgião vascular do Instituto da Circulação e Laser (ICL), Sílvio Alves da Silva, explicou porque o aumento da temperatura faz com que o cansaço nas pernas aumente. “Geralmente, quando o corpo é exposto a temperaturas elevadas, as veias se dilatam, com isto poderá haver extravasamento de líquidos de dentro das mesmas, levando ao edema( Inchaço) formigamentos e dores nas pernas”, explicou.
O especialista esclareceu que medidas simples podem ser tomadas para aliviar tais manifestações. “Faça exercícios físicos que envolvam a musculatura da panturrilha( batata da perna), uso de meias elásticas prescritas pelo cirurgião vascular, pratica de treinos para o fortalecimento dessa região, pelo menos, três vezes por semana. O exercício pode contribuir para o bom funcionamento da circulação. Outra dica para aliviar os sintomas é elevar as pernas por 15 minutos diariamente, isso ajuda no retorno do sangue”, ressaltou.
Além disso, o cirurgião alertou que dores nas pernas podem ser sinais de doenças venosas. “Uma delas são as Varizes e Trombose Venosa Profunda, por isso é extremamente importante procurar um médico especialista, caso as dores não melhoram com as medidas acima e principalmente quando é só em um membro e acompanhado de edema. No ICL, realizamos diversos exames que podem auxiliar neste diagnóstico”, finalizou.