Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
O calor no Tocantins começou e este ano vem com tudo. Altas temperaturas marcam a temporada de praia no estado que está prestes a começar. No entanto, mal acabaram as chuvas e as queimadas tiveram inicío.
Segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil, nesta terça-feira, 11, o Tocantins já ocupa o terceiro lugar no ranking dos estados com maior focos de calor, ou seja, queimadas, incêndios.
Até o último dia 10, o Tocantins já registrava cerca de 1.494 focos de calor. Os estados que ficaram nas primeiras posições são Mato Grosso com 4.800 e Roraima com 4.600.
Já as áreas que são mais afetadas com queimadas estão espalhadas entre assentamentos, terras indígenas, unidades de conservação, rodovias e áreas urbanas.
Entre os municípios com maior índice de focos de calor estão: Lagoa da Confusão, Pium, Tocantínia, Mateiros, Goiatins, Formoso do Araguaia, Rio Sono, Lizarda, Santa Rita do Tocantins, Gurupi e Palmas.
Nessa época do ano os níveis dos rios que passam pelo Tocantins tendem também a ficar com os níveis baixos, quando aparecem as famosas praias que recebem turistas de todos os lugares durante o mês de julho.
Mas há também prejuízos para produtores rurais, para rebanhos. entre outros.
É melhor o tocantinense se preparar
Dados do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) mostram que nos próximos dias o calor será intenso em algumas regiões do Estado. Em Mateiros, por exemplo, a mínima é de 21º e máxima pode chegar a 39º nesta quarta-feira, 12.
Em Palmas o calor também não vai dar trégua. A previsão de hoje é mínima de 25º e máxima de 33º. Na quinta-feira, a máxima pode chegar a 34º.
Com os baixos índices de umidade relativa do ar, é bom ficar atento e beber muito líquido, se alimentar bem para que não haja desidratação ou problemas respiratórios em consequência das queimadas.
_______________________________________________________________________