Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

O calor no Tocantins começou e este ano vem com tudo. Altas temperaturas marcam a temporada de praia no estado que está prestes a começar. No entanto, mal acabaram as chuvas e as queimadas tiveram inicío.

Segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil, nesta terça-feira, 11, o Tocantins já ocupa o terceiro lugar no ranking dos estados com maior focos de calor, ou seja, queimadas, incêndios.

Até o último dia 10, o Tocantins já registrava cerca de 1.494 focos de calor. Os estados que ficaram nas primeiras posições são Mato Grosso com 4.800 e Roraima com 4.600.

Já as áreas que são mais afetadas com queimadas estão espalhadas entre assentamentos, terras indígenas, unidades de conservação, rodovias e áreas urbanas.

Entre os municípios com maior índice de focos de calor estão: Lagoa da Confusão, Pium, Tocantínia, Mateiros, Goiatins, Formoso do Araguaia, Rio Sono, Lizarda, Santa Rita do Tocantins, Gurupi e Palmas.

Nessa época do ano os níveis dos rios que passam pelo Tocantins tendem também a ficar com os níveis baixos, quando aparecem as famosas praias que recebem turistas de todos os lugares durante o mês de julho.

Mas há também prejuízos para produtores rurais, para rebanhos. entre outros.

É melhor o tocantinense se preparar

Dados do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) mostram que nos próximos dias o calor será intenso em algumas regiões do Estado. Em Mateiros, por exemplo, a mínima é de 21º  e máxima pode chegar a 39º nesta quarta-feira, 12.

Em Palmas o calor também não vai dar trégua. A previsão de hoje é mínima de 25º e máxima de 33º. Na quinta-feira, a máxima pode chegar a 34º.

Com os baixos índices de umidade relativa do ar, é bom ficar atento e beber muito líquido, se alimentar bem para que não haja desidratação ou problemas respiratórios em consequência das queimadas.

_______________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796