A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou na próxima quinta-feira (14), no Plenário Tarcísio Machado da Fonseca, sessão solene em homenagem aos poetas e escritores do município. A iniciativa visa reconhecer e celebrar a importante contribuição desses artistas para a cultura e a história da capital tocantinense.
A editora chefe da Gazeta , sócia proprietária e escritora, Maju Cotrim foi uma das homenageadas representando as jovens escritoras em razão do seu livro “Guerreiras Populares Quilombolas” que traz a trajetória de 50 Quilombolas tocantinenses.
O autor do requerimento para a realização da solenidade, o vereador Eudes Assis (PSDB) destacou que o objetivo principal da solenidade é homenagear e reconhecer o talento dos poetas e escritores de Palmas.
O presidente da Academia Palmense de Letras, Josafá Miranda falou da importância da valorização dos escritores e poetas.
Durante a cerimônia, diversas personalidades locais foram homenageadas com certificados de reconhecimento à contribuição cultural e promoção da leitura na capital.
A Mesa de honra foi composta com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra, do presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Alessandro Assis, do secretário de Estado de Cultura, Tião Pinheiro, da presidente da Academia Tocantinense de Letras Meire Sônia, e do presidente da Academia Palmense de Letras, Josafa Miranda.
Abrindo a solenidade, o professor Adão Francisco de Oliveira recitou um poema de sua autoria denominado: “Saga de Canudos”.
Em seu discurso, o vereador Eudes Assis (PSDB), autor do requerimento para a realização da solenidade, destacou a importância da cultura na preservação da história de Palmas e do Tocantins. “Devemos valorizar nossos poetas, pois são eles os guardiões da memória viva do povo tocantinense. A história de Palmas e do Tocantins está presente no rosto de cada homem e mulher que fazem a nossa cultura”, afirmou Eudes.
O secretário de estado de Cultura, Tião Pinheiro, parabenizou o vereador Eudes e a Câmara Municipal pela realização da sessão solene. “Parabéns ao vereador e a esse Parlamento pela realização desta solenidade. Vivemos um momento ímpar, com iniciativas tanto em nível federal quanto estadual para retomar os investimentos em cultura após enfrentarmos a pandemia e os desafios dos últimos anos. Este evento é um marco importante para a valorização da cultura em nosso Estado e na nossa capital”, ressaltou.
Também discursaram na solenidade, os vereadores Marilon Barbosa (União), Major Negreiros (PSDB), a vereadora Solange Dualibi (PT), a jornalista Maju Coutrin, o jornalista Antônio Guimarães, o escritor Stephson Kim Nunes, o escritor Luís Pereira, o poeta Toninho de Arapapá Barbosa e a escritora Deise Raquel Cardoso.