Brener Nunes – Gazeta do Cerrado
Os primeiros caminhões-tanque com combustíveis já estão chegando à Palmas na manhã desta terça-feira, 29, para abastecer os postos da Capital. A greve dos caminhoneiros contra a alta dos combustíveis entra em seu 9º dia nesta terça-feira, 29, e afeta principais serviços do Estado como o abastecimento de postos, revendedoras de gás de cozinha e supermercados.
A informação é que os veículos estão na TO, próximos ao Posto Farol.
Mais de 15 veículos escoltados pela Polícia Militar e Exército estavam a caminho de Palmas a fim de reabastecer os postos que estão há dias sem combustível. A ação foi através de intervenção da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro visando restabelecer os serviços e a rotina dos moradores.
Os palmenses estão no aguardo do reabastecimento dos postos.
Palmas foi a primeira capital do país a ficar sem combustível em razão da greve dos caminhoneiros em todo o país.
Segundo o Sindicato dos Caminhoneiros, os motoristas seguem parados em pelo menos 13 trechos de rodovias do Estado. Os únicos veículos que transitam são ônibus, carros de passeio e caminhões que transportam produtos essenciais, como oxigênio e medicamentos.
As Prefeituras de Gurupi, Talismã e Porto Nacional decretaram situação de emergência.
Os veículos do Corpo de Bombeiros em Gurupi, que saem para as ocorrências são as viaturas movidas a óleo diesel. Os carros usados para serviços técnicos estão parados e as vistorias para liberação de estruturas de eventos estão suspensas.
Em Araguaína, alguns veículos que atendem pela rede pública de saúde também estão parados. O serviço de atendimento da população nas residências parou completamente.
Consequências
Na Capital, a gasolina já está esgotada desde essa sexta-feira, 25. Segundo o Sindicato de Postos de Combustíveis do Tocantins, mais de 80% dos estabelecimentos não possuem combustível. Um caminhão-tanque com cerca de 44 mil litros de combustível para aviões está foi escoltado no sábado, 26, de Gurupi até o aeroporto Brigadeiro Lysia Rodrigues, em Palmas, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A Gol, Azul e Latam informaram que precisaram cancelar voos que sairiam nessa sexta-feira por falta de querosene de aviação.
De acordo com nota divulgada no site da Infraero, 14 cidades no país estão com falta de combustível, Palmas é uma delas. Informou também que está em contato com órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pelo órgão.
Diversos voos foram cancelados de Palmas à Brasília e vice-versa. A Infraero orienta que os passageiros prejudicados procurem as respectivas companhias aéreas para realizar a remarcação da passagem.