De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) compareceram aos Centros de Saúde da Comunidade (CSC) 10.867 crianças e adolescentes para atualizarem seu cartão de vacinação dentro da Campanha Nacional de Multivacinação. Deste total, estavam com a vacina em dia 4.529 e foram vacinadas 6.338 pessoas que faziam parte do público alvo. Do total de 6.337, foram vacinados 4.379 menores de oito anos e 1959 adolescentes.
O principal objetivo da campanha, resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes de acordo com o calendário de vacinação, contribuindo assim com a redução da incidência de doenças imunopreviníveis.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, durante a campanha, realizada de 19 a 30 de agosto, foram atendidos 2.909 adolescentes de nove a 14 anos, e 7.957 crianças de zero a oito anos, totalizando 10.867.
Durante a campanha foram disponibilizadas todas as vacinas do calendário básico de imunização: Hepatite B, Pneumo 10 – Valente, Rotavírus, Vacina Inativada contra Poliomielite – VIP, Vacina Oral contra Poliomielite – VOP, Pentavalente, Meningocóccica tipo C, Febre Amarela, DTP e Tríplice Viral, além da HPV para meninas de 9 a 13 anos (para receber a primeira dose). Para cada imunobiológico foram seguidas as recomendações específicas para administração.
De acordo com a Coordenadora de Imunização de Palmas, Elaine Katzwinkel, as crianças e adolescentes que não atualizaram o cartão de vacinas durante este período, ainda poderão fazê-lo, uma vez que as unidades de saúde estão realizando as vacinas dentro das atividades de rotina.
Fonte: Sesau TO