De 19 de abril a 1º de junho acontece em todo o País, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Na Capital, a vacina estará disponível nas 33 salas de vacinas distribuídas nos Centros de Saúde da Comunidade. Já o Dia D de vacinação está marcado para 12 de maio. A meta deste ano é imunizar 55 mil pessoas contra à Influenza na Capital.
De acordo com a Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Cemuv/Semus), o Ministério da Saúde enviou 21 mil doses para iniciar a campanha, o restante será enviado posteriormente. As doses serão destinadas aos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. “Alguns grupos populacionais são mais vulneráveis e apresentam maior possibilidade de agravamento dos sintomas da influenza, levando a pneumonias, insuficiência respiratória e internações hospitalares”, explica a gerente da Cemuv, Elaine Katzwinkel.
Fazem parte dos grupos prioritários as crianças a partir de 06 meses até menores de 05 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas com atestado médico, professores de escolas públicas e privadas e profissionais da saúde. Para vacinar é necessário apresentar o cartão de vacinas e o cartão SUS.