A implantação da residência médica na Rede Municipal de Saúde em Araguaína definida em reunião nesta quarta-feira, 17, recebeu o apoio do prefeito e candidato à reeleição, Ronaldo Dimas (PR), que disponibilizou inclusive ajuda técnica e logística para a execução do programa.

“Nossas unidades foram escolhidas pela qualidade das estruturas e da organização. Todas estão informatizadas e com atendimentos com hora marcada pelo 0800 da saúde”, explicou Dimas.

Durante a reunião, o secretário municipal da Saúde, Jean Coutinho, e representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Comissão de Residência Médica e do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) definiram que o projeto será encaminhado ainda neste mês ao Ministério da Educação (MEC).

Após a provação do projeto no MEC, o Município contratará profissionais, com apoio do Itpac, com certificado na área específica para supervisão dos residentes.

Mais apoios
Outro comprometimento de Dimas com a população é a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica em Araguaína, com a reestruturação completa de duas salas do Hospital Municipal Eduardo Medrado. O Município ainda manterá a UTI com 25% do custeio.

Saúde
Com prioridade máxima em sua gestão, Dimas construiu e entregou mais cinco novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e mais dez estão em construção. Também entregou o Centro Municipal de Fisioterapia e a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), que segue em ritmo acelerado.

Além disso, implantou o 0800 da Saúde para marcação de consultas com hora marcada, já em funcionamento desde o mês de julho.