O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST no Estado do Tocantins, informou com imensa tristeza o falecimento do Camponês Valdemy Martins Soares, 60 anos, Homem Sem Terra, Assentamendo da reforma agrária no assentamento Martires da Terra, situado no município de São Bento do Tocantins/TO, região do Bico do Papagaio, onde reside com sua família há mais de 16 anos. O Sr. Valdemir faleceu de infarto fulminante, na manhã do dia 05 de março de 2023 em sua residência no referido assentamento.

O Camponês Valdemy Martins Soares, reside no assentamento Martires da Terra, desde de 2007. Ele, juntamente com sua família, sempre participava da luta pela terra, contribuindo ativamente na luta do movimento tanto externa como internamente. Vale destacar que Seu Valdemy e família nunca médiram esforços para sempre ajudar quem quer que seja na comunidade – Martires da Terra, foi sempre uma pessoa acolhedora e participava intensamente na/da vida comunitária do assentamento Martires da Terra, sendo exemplo de vida, de luta e esperança permanente para todos e todas da comunidade Martires da Terra bem como para toda militância do MST no Tocantins.

Valdemy Martins Soares, partiu deixando sua esposa, 9 filhos, 7 netos/netas e duas bisnetas. No decorrer desses mais de 16 anos, a família permaneceu uma parte desse tempo acampada até conseguir a conquista da terra em 2007, aonde passou a desenvolver, conforme as condições dadas pela realidade econômica social, muito bem, suas atividade produtivas, além como já foi falado, ótimo laços de boas relações sociais igualmente produtiva e constritivas.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST/TO, envia nota pesar e menção de solidariedade aos familiares, amigos e amigas da família enlutada.

Como movimento social, queremos levar um abraço solidário a todos familiares e amigos. Se é que possamos fazer alguma coisa para aliviar vossas dores neste momento de perda dificil…

Profundamente consternados,

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST/TO.