Desenvolvido pelo o Núcleo de Arteterapia e Educação Popular em Saúde (Nupops) nas Unidades de Pronto Atendimento da Capital, o projeto Canções na UPA busca alegrar os pacientes no momento de dor e tornar o ambiente mais acolhedor. O projeto foi iniciado na semana passada e tem continuidade nestas terça e quarta, 28 e 29, nas UPAs Sul e Norte, respectivamente, sempre a partir das 8 horas.
Através da voz, do violão e do ukelele (tipo de instrumento de cordas, semelhante a um violão), os artistas Carlitos Serra, Gerônimo Campanello e Alessandro Pantoja levam uma mensagem positiva e de paz aos pacientes e servidores. “É importante desenvolver essa atividade porque a música leva paz e tranquilidade para as pessoas e nós vimos que os pacientes e funcionários nos receberam de forma positiva”, afirma Carlitos, referindo a apresentação realizada na semana passada na UPA Sul.
O repertório é variado, vai de clássicos da MPB, passando pelo rock nacional até o sertanejo atual. “Músicas de Djavan, Tim Maia, Cazuza, Legião Urbana, e tantos outros, é uma hora e meia cantando e levando alegria”, diz Carlitos, ressaltando que já preparam um repertório de músicas infantis para atender os pequenos. “De início achamos que ficaríamos só na recepção, mas fomos tão bem recebidos que nos deixaram entrar nas alas e sentimos a necessidade de cantar também para as crianças que estão ali em observação”, completa.
“A UPA é um ambiente em que as pessoas chegam com tantos problemas e uma coisa assim tão diferente chama atenção e nos traz harmonia e mais alegria em atender os pacientes”, destaca a coordenadora da UPA Sul, Marcilene Martins, aprovando a iniciativa.