Referência no PL Mulher Tocantins, Lílian Mara é forte candidata a vereadora em Palmas, concentrando maior parte de seus eleitores na região sul de Palmas, maior colégio eleitoral da Capital, tendo como principais bandeiras o fortalecimento do comércio e do empresariado local, melhor atendimento na saúde, empreendedorismo e transparência nas contas públicas.
Ela tem 43 anos, é empresária e farmacêutica-bioquímica e entrou na política no último pleito como candidata a deputada estadual, a convite do PL para representar a mulher cristã no Tocantins. Sua expressiva votação, lhe assegurou uma suplência a deputada. Este ano, novamente o PL lhe convidou para concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores com o número 22888 (@lilianmarapalmas).
Bastante conhecida por sua atuação na área da saúde pública e como empresária na região sul de Palmas, Lílian Mara é pastora e participa ativamente de ações sociais nas igrejas. Sua campanha vem apresentando suas principais propostas; uma delas a necessidade de mais políticas públicas que efetivamente contribuam para a defesa dos direitos da mulher e sua representatividade na política. “Minhas propostas sintetizam o sentimento de cuidar das pessoas, pois como cristã e profissional da saúde sempre cuidei das pessoas”, resume.
Farmácias
Por quase dez anos, Lilian Mara atuou na saúde do município, e foi ela, enquanto gerente de Assistência Farmacêutica, que implantou farmácias dentro das unidades de saúde do município, mas que foram extintas nas gestões seguintes sem alguma explicação lógica.
“Eu observava aquela pessoa que passava por um atendimento nas unidades de saúde, sair do postinho com uma receita na mão e ter que se deslocar até uma policlínica para receber medicamento. Isso me partia o coração, pois muitas vezes aquela pessoa, adoentada, não tinha dinheiro sequer para pagar um ônibus coletivo”, lembra ela, reafirmando que como vereadora e apoio de Janad Valcari (candidata a prefeita) lutará para que as unidades de saúde voltem a ter farmácias.
Lílian Mara pretende trabalhar ainda por mais políticas públicas que apoiem mães solos, mães atípicas e mães carentes, sobretudo ao saírem da maternidade. “É triste ver uma mãe carente, que tem mal onde morar, sair da maternidade e não poder contar com a atenção básica nos primeiros meses pós-gestação, sabendo que ela necessita estar bem para poder cuidar de seu bebê”, explica.
“Deixar de pensar no envelhecimento é o maior erro que podemos cometer”
Até o ano 2030, o Brasil será um país majoritariamente idoso, quando haverá mais cidadãos com mais de 60 anos do que crianças. Hoje, dos 203 milhões de habitantes, cerca de 32 milhões são idosos, o que representa 15% da população. Mas, segundo Lilian Mara, os jovens de hoje preferem não pensar no amanhã, no envelhecimento. “E isso não é uma tarefa fácil, pois poucos, de fato, ousam ou estão preparados para isso. Mas deixar de pensar no envelhecimento é o maior erro que podemos cometer, pois inevitavelmente esse é o caminho natural de todos nós humanos”, alerta. “Por isso, como vereadora de Palmas, quero ser a madrinha da população idosa da capital, pois acredito que devemos pensar e desenvolver, efetivamente, as políticas públicas para as pessoas idosas”.
Recursos públicos
Além disso, a candidata a vereadora é defensora acirrada da transparência e da responsável utilização de recursos públicos para geração de empregos e empreendedorismo e mais investimentos em capacitação para jovens para que eles tenham acesso ao mercado de trabalho e tenham renda digna. “É lamentável uma pessoa querer empreender ou adquirir uma formação e não receber subsídios do poder público para isso”, argumenta.
Entre comícios, caminhadas, carreatas e encontros coletivos ou individuais, a candidata a vereadora Lílian Mara segue apresentando suas propostas de trabalho e bandeiras aos palmenses nessa reta final da campanha rumo às eleições de 6 de outubro deste ano.