Maria José Cotrim
O procurador eleitoral Álvaro Manzano já ingressou com treze pedidos de impugnação. Dentre os nomes estão os candidatos a estadual Ivory de Lira, Valuar Barros, Eutália Barbosa além do atual deputado do MDB, Nilton Franco. A deputada Dorinha Rezende também é um dos alvos. Os candidatos ao Senado, César Halum e Ataídes Oliveira também tiveram parecer pela impugnação. O pleno vai julgar ainda todos os casos.
Todos os nomes alvos do MP Eleitoral poderão apresentar defesa e juntar documentos que por ventura comprovem que estão em plenas condições eleitorais de disputar as eleições de outubro. Entraram na lista agora os candidatos a deputado estadual José Viana, da chapa de Carlos Amastha e Alex Botelho, que também disputa uma vaga na Assembleia e é da coligação de Marlon Reis.
No caso do candidato ao Senado, César Halum, ele já foi intimado para apresentar defesa. O parlamentar alega que não está na lista de gestores com contas irregulares e até compartilhou a certidão de nada consta. O parlamentar avalia que houve um equívoco do MP Eleitoral.
A senador Ataídes já encaminhou nota na qual afirmou que vai comprovar que houve um erro contábil na declaração das eleições de 2010 de doação feita para campanha. Ele disse que vai provar sua inocência á justiça eleitoral.
Fabion Gomes também já se manifestou e disse que ter convicção que terá a candidatura liberada.
A manifestação da Procuradoria será analisada em plenário no TRE onde serão julgados os registros de cada candidatura.