Várias ruas da cidade ficaram alagadas – Foto – Reprodução

Lucas Eurilio

As chuvas não tem dado tréguas em várias regiões do Tocantins e tem causado muitos problemas e transtornos à população. Em Araguaína, região norte do Estado, uma tempestade deixou ruas e avenidas debaixo da água.

Vídeos encaminhados por moradores da cidade à Gazeta do Cerrado nesta manhã, mostra a situação de algumas ruas. (Veja vídeos no final da reportagem).

“Oh, isso aqui é a rua da minha casa agora. Olha onde a água tá dando, na cintura. O homem tentando ali, resgatar o carro dele”, diz uma moradora.

Nas imagens é possível ver também que a água subiu tanto que está quase cobrindo

Em outra gravação é possível ver que o Córrego Neblina transbordou no centro da cidade, próximo ao Dom Orione e as avenidas ficaram completamente alagadas.

O que diz a Prefeitura

Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Araguaína para explicar o que foi feito e o que o município tem realizado para prevenir os alagamentos nas ruas e transbordamento do Neblina.

Em nota, o Paço disse que a Defesa Civil de Araguaína informou que segue monitorando toda a cidade e que não recebeu chamados para atendimento de emergência motivados pela forte chuva desta manhã de sábado, 17. A orientação dos agentes é de que os motoristas e pedestres devem evitar atravessar as enxurradas.

Informa ainda que as obras de infraestrutura, canalização e drenagem do Projeto Águas de Araguaína pretendem reduzir os alagamentos e estão com apenas 40% concluídos. Ainda restam a implementação de três bacias de detenção ao longo do Córrego Neblina, com canalização e implantação da Via Parque, Parque Nascentes do Neblina, além da canalização dos córregos Tanque, Planalto, São Miguel e Água Fria.

Orienta ainda que em casos de emergência, a população pode pedir o atendimento do órgão pelo telefone 199. Os moradores também podem contribuir evitando jogar lixo nas ruas, que causam o entupimento dos bueiros.

Chuvas no Tocantins

As chuvas devem continuar durante todo o dia em praticamente todas as regiões do Estado. Segundo as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alertas laranja e amarelo para perigo potencial.

O alerta laranja quer dizer que pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. O alerta segue até este domingo, 18. Há perigo ainda que ventos que podem alcançar os 100 km/h, além de risco corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta amarelo é ‘menos’ perigoso. Ele indica que pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetro por dia e ventos podendo chegar a 60km/h.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Assista os vídeos