Maju Cotrim
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse afirmou em evento no Palácio Araguaia nesta terça-feira, 29, que seu governo prima pelo diálogo. “Desde o início temos trabalhado num sentido que muitas vezes algumas coisas acontecem sem a vontade do Governo. O governo quer união de todos, quer trabalho e cuidar do nosso povo”, disse.
A cerimônia reuniu a cúpula da Segurança Pública além de vários Secretários e delegados.
Ele assinou a Medida Provisória (MP) que tem efeito junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e visa adequar o Fundo Estadual de Segurança Pública e o Conselho de Segurança Pública às normas da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), visando a obtenção de repasses do Fundo Nacional de Segurança ao Fundo Estadual.
Carlesse afirmou que quer sempre a condição do diálogo.” É um governo que não é político, é um governo que veio da iniciativa privada com uma visão um pouco diferente talvez de política. Eu não faço política para ser eleito amanhã e sim para melhorar o Estado do Tocantins”, disse.
Em outro ponto o governador disse que há algumas situações de confronto sem necessidade. “É diálogo, temos que trabalhar neste sentido sempre”, disse.
Carlesse disse também que tem brigado por mais recursos para a Segurança Pública no geral. “O Estado está caminhando para um futuro melhor”, disse.
Ele reclamou da falta de recursos. “Segurança pública para mim, Polícia Civil, Militar e bombeiros fazem parte de desenvolver o Estado para o turismo”, disse.
Ele fez outro pedido: “Temos que tirar às vezes as vaidades e fazer o que tem que ser feito, só depende de nós”, pediu.
O Fundo e a MP
O FUSPTO é vinculado a Secretaria da Segurança Pública e tem por finalidade prover, em caráter complementar, recursos financeiros objetivando a modernização, o fortalecimento institucional, o reequipamento, a manutenção e a aquisição de bens de consumo e serviços para o Sistema de Segurança Pública do Estado do Tocantins.
A MP Altera as Leis 3.463 de 25 de abril de 2019, que dispõe sobre a cumulação de responsabilidades administrativas para os integrantes da carreira jurídica de Delegado de Polícia Civil, 3.479 de 25 de junho de 2019, que institui o Conselho de Segurança Pública do Tocantins – CONESP/TO e 3.517 de 5 de agosto de 2019, que institui o Fundo de Segurança Pública do Estado do Tocantins – FUSPTO, e adota outra providência.