Maju Cotrim
O governador Mauro Carlesse afirmou em seu discurso após as promoções de mais de mil policiais e bombeiros: “muitos não acreditavam! dentro da legalidade e do compromisso que meia honrando sempre”, disse. Há três anos não tinha promoções e este ano foi possível através de alteração na lei no mês passado. A cerimônia durou mais de duas horas mas a fala dele foi rápida.
Ele disse ainda: “Orgulho de ter a melhor polícia do país”, disse. Ele afirmou ainda que os compromissos serão cumpridos. “Vamos ter novas oportunidades e se Deus me der forças vou assinar novas promoções”, disse sobre os que não conseguiram dessa vez entrar nos critérios.
Carlesse elogiou e disse que o Comandante trabalha com honestidade e dedicação.
A cerimônia teve vários políticos presentes e Mais de 10 deputados.
“Conte com esse governo e com a seriedade e dos nossos deputados, temos que dar segurança e confiamos em vocês”, disse.
O governador disse que cada militar vai ganhar kits com pistolas e coletes.
A deputada Luana Ribeiro fez questão de fazer uma fala rápida e parabenizou os militares promovidos em breve discurso.
Saiba todos os detalhes sobre as promoções:
Solenidade de promoção de policiais militares e bombeiros por critérios de merecimento e antiguidade e escolha, este último caso com os tenentes-coronéis promovidos a coronéis.
NÚMEROS DA POLÍCIA MILITAR
– 1.541 policiais serão promovidos (303 oficiais e 1.238 praças)
– 144 irão para a reserva (aposentadoria)
Economia PM: O valor economizado pelo Estado com os policiais que vão se aposentar dará para pagar a promoção dos demais PMs e ainda haverá um superávit de cerca de R$ 4 milhões.
NÚMEROS DOS BOMBEIROS MILITARES
– 186 serão promovidos
– 08 irão para a reserva
Economia: Com as aposentadorias, a folha de pagamento do Estado diminuirá cerca de R$ 230 mil por mês. Segundo o Corpo de Bombeiros, os militares que vão se aposentar pertencem ao efetivo administrativo, não reduzindo assim o efetivo operacional de atendimento nas ruas.
POSIÇÃO DO GOVERNO
O Governo aguarda o seu enquadramento dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a regularização de suas finanças para implementar os valores na folha de pagamento dos militares e negociar os passivos.
POSIÇÃO DA PM E BOMBEIROS
A realização das promoções é essencial para o funcionamento e fortalecimento da corporação, já que postos e graduações são definidos em lei como critérios para ocupação de cargos efetivos, bem como, de comando, chefia e direção.
CONCURSO PÚBLICO DA PM
Com o anúncio do cancelamento em razão da comprovação de fraudes, o Governo segue na organização de um novo certame que deverá ser anunciado este ano. Para garantir a plena segurança do cidadão nos municípios, o Estado vem implementando medidas alternativas como reforço em ações operacionais de policiais que trabalham em serviço administrativo e pagamento de horário extraordinário para que os policiais trabalhem durante o seu período de folga.