A agenda de Governador Mauro Carlesse contou nesta semana (22 a 26 de outubro) com atividades voltadas para o desenvolvimento do Tocantins, visando à geração de mais empregos e renda, além da contenção de gastos do Governo estadual, buscando o equilíbrio das contas públicas.
Parceria com Governo Alemão
Na segunda-feira, 22, Carlesse se reuniu em seu Gabinete, no Palácio Araguaia, com o executivo da empresa MLW – Intermed de Financiamento de Equipamentos Alemães para o Brasil, Luiz Sampaio Zacchi. O empresário veio ao Estado oferecer uma linha de crédito do governo alemão, para financiamento de equipamentos de alta tecnologia.
Luiz Zacchi explicou que a linha de crédito atende às mais diversas áreas e poderá atender as instituições de todo o Estado, a exemplo da área médica para equipar os hospitais e os laboratórios de pesquisa da universidade estadual, ciência e tecnologia, bem como para implantação de escolas técnicas, segurança e combate a incêndios, entre outras.
Fieto e Prefeitos
O Governador Mauro Carlesse também se reuniu na segunda-feira com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, onde recebeu cumprimentos pela sua reeleição. Logo em seguida, recebeu os prefeitos representantes do Consórcio Intermunicipal Lago (CI-Lago) e discutiram a manutenção de estradas vicinais que receberam recursos do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).
Na ocasião, Carlesse destacou o caráter municipalista da sua gestão. “Vamos resolver essa demanda do consórcio para que as estradas do Tocantins, que foram recuperadas, permaneçam em bom estado de conservação. Os prefeitos que aqui estiveram sabem que o meu Governo tem o compromisso com o municipalismo e em resolver as questões sem as burocracias que cercam o processo. O nosso compromisso é de cada vez mais melhorar a vida das pessoas nos municípios”, garantiu.
Incentivos Fiscais
Na terça-feira, 23, Carlesse discutiu a desburocratização para concessão de incentivos para empresas interessadas em se instalar no Estado com o diretor da Associação dos Atacadistas do Tocantins (Adat), Pedro Paulo, e executivos do Grupo Sabão Oeste, de Anápolis, em processo de implantação no Distrito Industrial de Gurupi (Paig).
Carlesse assegurou que o Governo está empenhado em facilitar a implantação de empresas. “Estamos à disposição, o Governo está de portas abertas para discutir qualquer problema e incentivo para os empresários do Tocantins e aqueles que queiram se instalar em nosso Estado. O que queremos é facilitar a vinda dos empresários, para geração de emprego e renda ao nosso povo”, afirmou.
Equilíbrio das Contas Públicas
Na última quarta-feira, 24, o Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe o Decreto nº 5.868 em que divulga a programação e os procedimentos voltados para o encerramento do exercício financeiro de 2018.
De acordo com o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando, a publicação do decreto se faz necessária para que não sejam criadas novas despesas e que não fiquem compromissos financeiros em aberto para o próximo ano.
O Governo informou que esses prazos não se aplicam às despesas de folha de pagamento, vale-transporte, ações e serviços públicos de saúde, educação, serviços da dívida, transferências constitucionais, fornecimentos de água, energia elétrica, telefonia, recursos de operações de crédito, emendas parlamentares, convênios federais e suas contrapartidas, demandas judiciais, fianças diversas e restituições de indébito tributário.
Já nessa quinta-feira, 25, Carlesse determinou, por meio de Decreto n° 5.869, publicado no DOE, o recolhimento dos veículos oficiais, locados ou da frota própria, inclusive os de representação, na garagem central ou em pátios das unidades administrativas. De acordo com a publicação, o decreto entra em vigor nesta sexta-feira, 26, e a determinação corresponde aos veículos oficiais utilizados para atividades administrativas em todos os órgãos do Poder Executivo.
Conforme o decreto, apenas os veículos em poder da Polícia Militar, da Segurança Pública, dos serviços de transporte escolar, penitenciário e de saúde não estão afetados pela medida. Todos os demais precisam seguir a determinação.
“A nossa intenção é implantar uma gestão moderna de toda a frota oficial. Vamos começar evitando desperdícios. Em seguida, vamos trabalhar para que a utilização dos carros do Estado seja somente durante a realização de uma atividade que seja de interesse da população”, afirmou Carlesse.
Fonte: Secom