Carlesse, Gaguim e Josi – Foto: Montagem GZT
Maju Cotrim
Além do governador Mauro Carlesse que já deixou o Democratas vários mandatários já estão de malas prontas para outras legendas.
Alguns será para o cenário em 2022 e outros por desconforto partidário mesmo.
Carlos Gaguim deixará a legenda para ir para o Republicanos, legenda comandada pelo seu filho Bruno Gaguim.
A prefeita de Gurupi Josi Nunes também vai deixar o PROS para acompanhar o governador Mauro Carlesse. A confirmação foi feita ao portal da cidade, Atitude Tocantins. O MDB já tinha a convidado mas ela deixa claro que vai acompanhar Carlesse no novo projeto partidário.
O vice Wanderlei Barbosa também terá que escolher o novo partido.
Outros deputados aliados podem acompanhar o governador.
Ayres também
Outro parlamentar que também vai deixar o atual partido PSB é Ricardo Ayres.
A eleição de 2022 parece estar longe, mas já bate à porta. Nos bastidores, deputados estaduais e federais estão preocupados com a montagem das chapas, caso as coligações – união de vários partidos – para o Poder Legislativo continuem proibidas. Nesse caso, as siglas terão que disputar “sozinhas” vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, aumentando a competitividade entre os parlamentares. A expectativa é de que haja um troca-troca movimentado de alguns partidos entre os deputados, de olho em garantir a reeleição.
Pelas regras eleitorais, seis meses antes das eleições, ou seja, em março de 2022, os parlamentares poderão mudar de partido sem correr o risco de perderem o mandato. É a chamada “janela partidária”.