Maria José Cotrim
As primeiras movimentações do governador Mauro Carlesse após ser reeleito para os próximos quatro anos são de cunho institucional tanto no Estado quanto na busca por recursos em Brasília. Ele tem dividido o tempo entre agendas institucionais e audiências no Palácio Araguaia, telefonemas a órgãos e busca por recursos.
A agenda política que ele teve após vencer as eleições foi a reunião com a bancada federal na semana passada em Brasília na qual pediu união de esforços em prol do Estado. Preocupado em dar as respostas que a população e os setores que o apoiaram querem, Carlesse, embora se relacione bem com todos seus aliados políticos, está com o governo como sua pauta prioritária.
Aliados políticos do Palácio afirmam que aguardam , por exemplo, uma reunião do governador com a base de deputados estaduais para saber como poderão “participar” do governo. Outra questão: os bastidores começam a ficar agitados na busca por nomes e candidaturas para a disputa pelo comando da Assembleia no próximo ano e o governador por enquanto não está na discussão.
Deputados Carlessistas comentam entre si ainda o que chamam de “privilégio” de alguns colegas com relação ao governo e querem saber como ficará a equalização dos espaços na gestão. “Quer o apoio de todos mas quer governar com dois ou três”, chegou a dizer um deputado aliado á Gazeta.
Carlesse ainda não confirmou nenhuma mudança drástica no governo nem tratou de possíveis indicações.
Confira as principais falas e assuntos que estiveram na agenda institucional de Carlesse após reeleito:
-Mauro Carlesse foi a Brasília (DF) em busca de destravar a liberação de recursos que estavam parados devido ao período eleitoral: “Nós estamos andando e procurando não perder o prazo dos contratos. Essa vinda aqui é muito importante, pois estamos vendo alguns contratos que estão prestes a vencer, pois queremos dar continuidade ao nosso trabalho”, disse.
-Reunião com a bancada federal: “Estamos trabalhando bastante para que a gente consiga o máximo que puder dessas emendas para saúde, segurança pública e educação. O nosso trabalho é unificar o Estado de forma que todos os parlamentares tenham compromisso com o que foi dito no período eleitoral e cumprir com os compromissos. Para isso é que estamos juntos”
-Além da busca de recursos em Brasília, Carlesse também se reuniu, no Palácio Araguaia, com empresários interessados em investir no Tocantins.
-Carlesse também vistoriou o andamento das obras da Avenida NS-15, em Palmas: “Gosto de acompanhar de perto as obras, é uma forma de fiscalizar o andamento, verificar a qualidade do que está sendo feito e garantir que os recursos públicos sejam bem empregados”
-Governador comentou andamento das obras de asfalto no Taquari: ” “Fico muito orgulhoso de ver o asfalto tirando o povo da poeira e melhorando a vida das pessoas. É um compromisso que fizemos e vamos cumprir. Estamos trabalhando para isso”
– O governador Mauro Carlesse recebeu, no Palácio Araguaia, o executivo da empresa MLW Intermed de Financiamento de Equipamentos Alemães para o Brasil, Luiz Sampaio Zacchi. O empresário veio ao Estado oferecer uma linha de crédito do governo alemão, para financiamento de equipamentos de alta tecnologia.
-O governador recebeu o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires
-O governador Mauro Carlesse se reuniu com sete prefeitos de municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para a Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (CI-Lago), onde foi discutida a manutenção de obras do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS): “Vamos resolver essa demanda do consórcio para que as estradas do Tocantins, que foram recuperadas permaneçam em bom estado de conservação. Os prefeitos que aqui estiveram sabem que o meu Governo tem o compromisso com o municipalismo e em resolver as questões sem as burocracias que cercam o processo. O nosso compromisso é de cada vez mais melhorar a vida das pessoas nos municípios”