Do Palácio- Maju Cotrim

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Gustavo Montezano está no Tocantins nesta segunda-feira, 20. Ele passou dois dias no Jalapão.

Ele esteve ao lado do governador Mauro Carlesse que também defendeu a concessão em coletiva na tarde de hoje.

“O Tocantins precisa é disso: parcerias. Isso só vai trazer benefício para a comunidade”, disse.

Carlesse anunciou (sem citar nomes) que o quilombo de São Félix receberá o título da terra em breve. “Queremos resolver o problema fundiário de mais de 100 anos”, disse ao sinalizar que a gestão trabalha para este movimento de titulação e regularização dos territórios quilombolas, demanda e cobrança das entidades.

Carlesse defendeu ainda a obra do asfalto que tem sido feita na região. “É natural reclamar quem tem interesse pessoal, quem tem interesse comunitário está dentro do projeto ajudando”, disse.

Carlesse falou do aumento e impulsionamento na cadeia turística com o projeto de concessão. “Tem que dar o primeiro ponta pé e estamos tendo a coragem de fazer porque é o melhor a se fazer”, comentou.

“Melhorar a vida da comunidade é o que mais importa”, Chegou a dizer.

A comunidade jalapoeira, prefeitos e empresários locais estão apreensivos para entenderem o projeto e estão mobilizados cobrando transparência.

A Gazeta do Cerrado acompanha em detalhes todo o processo ouvindo a comunidade e ajudando a dar voz a todos os setores.

Quilombos

Entidades quilombolas se manifestaram por meio de uma carta aberta para a sociedade. Dentre as solicitações apresentadas, as entidades pedem que o Governo do Tocantins apresente uma agenda de discussões e inicie o debate para assegurar a demarcação e titulação dos 38 territórios quilombolas do Estado.