As festividades de Carnaval foram suspensas por decreto em todo o município, mas a chegada da vacina foi o motivo para comemorar no Setor Sul, em Palmas, onde os técnicos em enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes se fantasiaram para imunizar idosos acamados (com 80 ou mais) com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira, 16.

A ação acontece em adesão ao movimento ‘Carnaval Sem Folia’ da Prefeitura de Palmas, e, de acordo com o gerente das Linhas de Cuidado da Atenção Primária da USF, Ilton Batista, “reforça a promoção da saúde, por meio da mensagem para que a população fique em casa”.

A proposta da equipe de Saúde da Família da USF é transmitir uma mensagem positiva para os acamados, com sorriso largo e um olhar de carinho. Para a técnica em enfermagem da USF, Irene Marinho Lima, o trabalho deixa de ser normal. “A vacinação contra o coronavírus traz uma grande expectativa. É a garantia de saúde por mais tempo. Estamos alegres por fazer parte dessa esperança”, diz.

Vacinação

Durante esta semana, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realiza a vacinação em idosos que não puderam participar da ação de vacinação no sistema drive thru na semana passada e também os idosos acamados em suas casas.

A Semus explica que a família do idoso que não é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e necessita tomar a vacina em casa, pode procurar a USF mais próxima para realizar o cadastro na unidade para realizar a aplicação do imunizante.

Doses administradas

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Palmas, 7.213 pessoas já foram imunizadas, ou seja, 78,33% do público seguindo os critérios estabelecidos no Plano Municipal de Imunização, que são os profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19, idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP), cuidadores desses idosos e pessoas acima de 80 anos.