Foto – Seagro

Popularmente conhecido como Casa Branca, o prédio designado a ser a casa oficial do governador será destinado a um espaço para ações e eventos artísticos culturais.  O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Wanderlei Barbosa, durante assinatura da ordem de serviço das obras de ampliação e reforma do Museu Histórico do Tocantins – o Palacinho, após solicitação da presidente do Conselho de Política Cultural (CPC/TO), Meire Maria, e demais artistas presentes.

De acordo com a presidente do CPC/TO, a produtora cultural e coreógrafa Meire Maria Monteiro, o pedido é um desejo antigo da classe e foi firmado logo nas primeiras reuniões do conselho, assim que as Câmaras Setoriais, que representam a classe artística tocantinense, assumiram em 2021, por se tratar de luta antiga da sociedade civil. “Estivemos por mais de 10 anos sem quaisquer atividades para a cultura por parte do Governo. Com a retomada do Conselho, que define os rumos do uso do Fundo de Cultura, é possível agora alavancar ações, apesar de tardias, mas extremamente urgentes para fortalecer e recuperar as ações artísticas culturais, além do patrimônio histórico”, afirma Meire Maria.

A proposta é que a Casa Branca abrigue a sede da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (SECTUR) e ainda loja de artesanato, sede do CPC/TO, galeria de artes, auditório para a realização de eventos, salas multiuso para grupos e coletivos culturais. “Ali não é uma casa para acomodar o governo ou o governador, mas para acomodar uma parte importante da nossa história. É um compromisso com a classe cultural do nosso Estado”, relatou o governador, durante a solenidade, acrescentando ainda que haverá audiência com a presidente do Conselho para formalizar a cessão.

Ainda de acordo com a presidente do CPC/TO, o Conselho agora está em articulação para que um projeto de Lei de destinação da Casa Branca para um espaço de cultura, que estará em tramitação na Assembleia.

Palacinho

O anúncio aconteceu na solenidade realizada na manhã de quarta-feira, 25, sobre a ampliação do Palacinho, conquista esta que também conta com atuação do Conselho Estadual da Cultura. Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa assinou o contrato para construção de um anexo no Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, em Palmas.

Conselho de Política Cultural do Tocantins

Criado em 1992, composto por representantes da sociedade civil e gestão pública, sendo um mecanismo fundamental para auxiliar, deliberar e fiscalizar as ações governamentais de Cultura do Estado, o Conselho que já foi presidido por grandes personalidades da história cultural tocantinense, ficou por quase 10 anos sem funcionamento. Com a realização da Lei Aldir Blanc, o governo federal exigiu o funcionamento dos conselhos em todos os estados, proporcionando assim a retomada deste Conselho, onde, após intensa mobilização da classe artística a presidência ficou para uma representante da sociedade civil.

A partir disso, o Conselho vem tendo uma atuação expressiva e já demandou, deliberou e aprovou o uso de recursos oriundos do Fundo de cultura, importantíssimos, dentre eles a recuperação de prédios históricos (R$ 4.500,00), Edital Sexta Cultural – apresentação de shows de música, teatro, dança e circo (R$ 1.775.00,00), Avança Cultura (R$ 1.500.000,00), Adequação do Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes (R$ 500.000,00), Encontro das Rabecas e Violas de Buriti (R$ 110.000,00, Material Promocional para Feiras (R$ 100.000.00) Festival de Festivais (R$ 2.500.000,00), Editais de Fomento – Apoio à Produção teatral, produção audiovisual, literatura, música, dança e produção de artes visuais (R$ 1.000.000,00), Palacinho – Reforma e Salão (R$1.500.000,00) e Reforma do Theatro Fernanda Montenegro (R$ 1.8000.000,00).

Por Cinthia Abreu – Assessoria