Brener Nunes- Gazeta do Cerrado

Em entrevista à Gazeta do Cerrado na tarde desta segunda-feira, 07, o secretário chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal, afirmou que mais de 300 professores da Educação Estadual estavam desde o início do ano letivo com seus contratos temporários irregulares. “Esses números foram levantados pela Seduc e a Unitins. Não são novos contratos, eles apenas foram regularizados ”, contou. Esses contratos foram regularizados pela Secretaria da Educação na última semana, e provocou dúvida, já que o Estado está proibido de contratar e exonerar servidores após liminar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Sobre os cortes na Saúde, Rolf explica que realmente houve uma diretriz de enxugamento desligando alguém servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP), e o Dona Regina. “Nós estamos respeitando os índices da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas não podemos prejudicar o funcionamento dos serviços essenciais”, disse.

Vidal afirma que não houve recontratações no âmbito da Secretaria de Saúde. “Após uma releitura, o secretário de saúde (Renato Jayme) entendeu chamar novamente alguns servidores que já estavam na Saúde”, destacou.

Exonerações

Rolf também comentou sobre como o estado irá trabalhar com a máquina inchada. “Estamos engessados, não podemos extinguir os contratos temporários durante essa época de campanha eleitoral. Lamentamos enquanto Estado e gestão, porque a medida que foi tomada não tinha cunho eleitoral, ela é amplamente justificada, nós temos relatórios de gestão de Secad, Fazenda, que mostram que estamos ultrapassados a terceiro quadrimestre consecutivo, os índices ultrapassam os 49% permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, pontuou.

Segundo o secretário chefe da Casa Civil, no Estado existe mais de 54 mil servidores, e 21 mil, são de contratos temporários.

Quinto dia útil

Ao ser indagado sobre a promessa do Estado em voltar a pagar os servidores no quinto dia útil do mês. Vidal conta que a Secretaria da Fazenda está fazendo um esforço para sanear as contas, com uma agenda de prioridades para fazer o que for possível para fazer uma agenda positiva funcionalismo público voltar a funcionar”, explicou.