Equipe Gazeta do Cerrado
A Secretaria de saúde de Palmas confirmou à Gazeta do Cerrado a confirmação de um caso de meningite viral. Segundo a Secretaria, a vitima seria colaboradora de uma grande empresa de Call Center em Palmas, mas esclareceu que ela já se recuperou e deve receber alta nos próximos dias. Além dessa, outra colaboradora deu entrada no mesmo hospital com sintomas de meningite, mas após exames foi descartado a hipótese da doença. O nome da empresa não foi divulgado. (veja a íntegra da nota no final da matéria)
Muitos colaboradores da empresa estão preocupados com medo de um surto da doença devido o call center se tratar de um ambiente com muitas pessoas. Conforme nota, a Secretaria recomenda aos funcionários que continuem suas atividades normalmente, pois não há registro ou suspeita de outros casos de meningite no local. E esclarece ainda que o caso confirmado se trata de Meningite Viral sendo diferente da Meningite Bacteriana.
A Secretaria confirmou ainda que nessa segunda-feira, 20, a equipe da área de Vigilância em Saúde da Semus vai até a empresa para tranquilizar os funcionários e informá-los sobre a real situação.
Meningite
A meningite é a infecção das meninges, as membranas que revestem e protegem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames.
MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença. A melhora costuma ser espontânea, em algumas semanas, sem necessidade de tratamento específico.
MENINGITE BACTERIANA: é muito grave e deve ser tratada como uma emergência médica. Se não tratada, pode danificar seriamente o cérebro e causar infecção generalizada, levando à morte. O tratamento é realizado com antibióticos por via venosa e monitoramento hospitalar.
SINTOMAS: Os principais sintomas são dor de cabeça intensa, vômito, febre alta, endurecimento da nuca e sensibilidade à luz. Muitas pessoas também apresentam manchas na pele.
Veja a íntegra da nota da secretaria
NOTA
ASSUNTO: Caso de meningite
DATA: 19/01/2020
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que está acompanhando um caso confirmado de MENINGITE VIRAL diagnosticado há cerca de 11 dias em uma moradora da Capital. A paciente recebeu o tratamento adequado no Hospital Oswaldo Cruz e está livre da doença, onde aguarda para receber alta nos próximos dias. Uma equipe da área de Vigilância em Saúde da Semus esteve no Hospital para levantar todas as informações.
É importante ressaltar que o caso confirmado é de MENINGITE VIRAL, portanto não sujeito a isolamento de pessoas e bloqueio de locais. Isso ocorre somente em casos de meningite bacteriana, que não é o caso.
Outra paciente deu entrada no mesmo Hospital com sintomas de meningite, porém não confirmada. Após a realização de exames clínicos e laboratoriais, foi descartada a hipótese da doença e diagnosticada somente uma cefaleia (dor de cabeça).
O caso confirmado e o suspeito ocorreram em duas trabalhadoras de uma empresa de call center de Palmas. A Semus recomenda aos funcionários que continuem suas atividades normalmente, pois não há registro ou suspeita de outros casos de meningite no local. Nessa segunda-feira, 20, a equipe da área de Vigilância em Saúde da Semus vai até a empresa para tranquilizar os funcionários e informá-los sobre a real situação.
A Semus esclarece ainda que não há confirmação de outros casos de meningite em Palmas.