Foto – Dicom UFT
Lucas Eurilio
O aumento alarmante de casos de Covid-19 está deixando todo mundo em alerta – pelo menos os que tem um pingo de consciência – em várias regiões do Estado.
Por outro lado, temos algumas cidades como Gurupi, região sul do TO, que decidiu pelo retorno das aulas para segunda-feira, 31 e permitiu também festas, casamentos e eventos.
Sobre a volta às aulas, duas instituições de ensino superiores públicas – IFTO e Unitins – no Estado adiaram o retorno das atividades. (Leia mais sobre o assunto no final da reportagem).
Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), o calendário acadêmico 2022/1 está previsto para começar no dia 7 de março. Durante uma entrevista ao Gazeta do Cerrado, nesta sexta-feira, 28, o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, explicou que uma Comissão para planejar o retorno das atvidades foi criada no final do ano passado.
“Em nosso calendário acadêmico aprovado pelo Conselho Superior da UFT ainda no final do ano passado, decidiu-se pelo início do semestre 1/2022 no dia 7 de março. Ainda no final do ano passado criamos uma Comissão para o planejamento do retorno às atividades presenciais que constituiu 4 grupos de trabalho: Biossegurança, Ensino, Qualidade de Vida e Infraestrutura. Estes GTs construiram um manual que irá orientar quanto ao retorno das atividades presenciais, que se dará de forma gradual e segura, obedecendo aos protocolos de biossegurança”, disse.
Ele comentou que a expectativaé que as atividades presenciais possam retornar naquilo que for possível oferecer diante do quadro epidemiologico de cada local.
“Em que pese o recente aumento dos casos de Covid, a expectativa é de que possamos voltar às atividades presenciais naquilo que for possível oferecer mediante o quadro epidemiológico, que varia de local para local e com o tempo”.
Luis Eduardo explicou ainda que haverá uma próxima reunião com o Conselho Superior da UFT que pode trazer novas definições sobre o retorno das aulas, como por exemplo, a exigência do passaporte vacinal contra a Covid para servidores e comunidade acadêmica.
“Iremos submeter ao Conselho Superior, provavelmente no dia 09/02, a pauta com a proposição do retorno às atividades presenciais do ensino para o dia 07/03, conforme aprovado o calendário acadêmico da UFT. Importante lembrar que muitas IFES já retomaram de forma presencial suas atividades já neste mês de janeiro, principalmente aquelas que ainda não haviam concluido o período 2021/2. Nesta pauta também estará acrescido na obrigatoriedade do passaporte vacinal”, concluiu.
Leia também
Aumento de casos de covid faz IFTO e Unitins adiarem retorno das aulas