Água tratada em sistema de baixo custo reduz índices de verminose e diarreia em comunidade quilombola de Brejinho de Nazaré
O uso da água tratada por meio da Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água para Consumo Humano-Zeólito (Salta-Z), na comunidade quilombola Córrego Fundo, em Brejinho de Nazaré (TO), apresentou dados animadores referentes à redução de casos de diarreia e verminoses.
De acordo com acompanhamento da Secretaria de Saúde do Município, os índices de casos dessas doenças reduziram a zero, pouco mais de dois anos da implantação do programa naquela comunidade.
Conforme levantamentos nos prontuários de pacientes moradores de Córrego Fundo, em 2016, quando o programa iniciou, foram registrados 8 casos, em 2017 um caso e, este ano, nenhuma ocorrência de diarreia ou verminose foi identificada.
Iniciativa da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o programa visa o tratamento de água para consumo humano em pequena localidades rurais.
A prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida comemora os resultados. “A parceria com a Funasa trouxe a solução da situação da baixa qualidade da água, proporcionando o consumo coletivo de água potável de forma simplificada, de baixo custo e com resultados excelentes”, afirmou a prefeita, que busca implantar o Salta-Z em outras comunidades quilombolas e assentamentos em Brejinho de Nazaré.
Na semana que passou, Brejinho de Nazaré foi beneficiado com a segunda unidade do Salta-Z, desta vez, no assentamento Boa Fé, durante curso de capacitação, oferecido pela Funasa em parceria com a prefeitura local. O curso capacitou técnicos e membros de comunidades de oito municípios tocantinenses da região, que também receberão o Salta-Z. De acordo com a Funasa-TO, 14 municípios do Tocantins será beneficiados com o Programa.