Procedimentos são realizados pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), em parceria com duas clínicas veterinárias da capital.

Procedimentos são realizados em duas clínicas credenciadas — Foto: Divulgação/Secom Palmas

 

Cerca de 150 vagas foram abertas para castração de cães e gatos durante o mês de janeiro, em Palmas. Os tutores interessados em realizar a esterilização de seus pets podem se inscrever gratuitamente a partir das 8h do dia 26 de dezembro para agenda do início de 2025.

Serão disponibilizadas 120 vagas para agendamento via sistema e outras 30 vagas aos animais sob tutela de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), o agendamento é destinado para moradores de Palmas e distritos e deve ser feito exclusivamente pelo novo site Castra Pet, disponibilizado pela prefeitura. Clique aqui para acessar.

A castração é indicada para cães e gatos a partir dos seis meses de vida. Os animais devem estar em boas condições de saúde e aptos ao procedimento após avaliação médica.

“Quando realizada de maneira estratégica contribui para o controle de zoonoses, com desdobramento para saúde pública, por isso, identificamos a necessidade de orientar aos tutores quanto a importância de castrar seus animais quando não desejam que os mesmos entre em reprodução”, explica a coordenadora da UVCZ, Benta Figueiredo.

 

Saiba como agendar

 

Para agendar o procedimento cirúrgico, o tutor do pet precisa ter 18 anos para fornecer os dados pessoais e, logo em seguida, realizar o cadastro dos pets. Os procedimentos são realizados pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), em parceria com as clínicas Bolinha de Pelo e Filhotes e Fricotes, em datas que podem ser diferentes.

As castrações serão feitas no período matutino em ambas as clínicas. As datas de castração disponíveis para agendamento são:

Na primeira clínica: dias 14, 15, 16, 21 e 22 de janeiro

Na segunda clínica: dias 20 a 24 de janeiro

A Semus solicita que os animais estejam em jejum de alimentação por 12 horas e de água por duas horas, evitando assim, risco cirúrgico ou resultar no cancelamento do procedimento. Reforça também para as fêmeas, que não devem estar no cio, prenhes ou amamentando.

Cerca de 50% das vagas serão destinadas a tutores de pets residentes em áreas classificadas como de Alto Risco para leishmaniose visceral, confira a lista completa no portal da Prefeitura de Palmas.

 

(Fonte: g1 Tocantins)