Por meio do programa Inéditos Viáveis, o Centro de Defesa das Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone, abriu inscrições para três capacitações, são elas: o curso de formação para conselheiros/as tutelares, a capacitação para implantação do serviço de Acolhimento Familiar para crianças e adolescentes e, ainda, uma formação sobre as atribuições dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs).

As habilitações serão feitas com auxílio da plataforma de ensino online Inéditos, desenvolvida pelo Cedeca, duas delas acontecerão de modo semipresencial, e a voltada para formação sobre os CMDCAs, acontecerá de forma completamente online. As inscrições tiveram início no dia 29 de março e vão até 29 de abril, e podem ser feitas através de preenchimento dos formulários do Google. O pagamento das inscrições nos cursos devem ser efetuadas até o dia 4 de maio. Para encontrar o formulário de inscrição de cada capacitação basta acessar o site do Cedeca.

Os discentes dos cursos terão acesso ao material pedagógico completo, formado por ebooks produzidos pela equipe do Cedeca. E, além disso, contarão com a orientação de docentes especialistas na área da infância e adolescência, com vasta experiência na formação de atores do Sistema de Garantia de Direitos e, ainda, com conhecimento da realidade social do Estado do Tocantins.

Projeto Escola Inéditos Viáveis

Iniciado em 2019, o Projeto já formou cerca de 500 profissionais em todo o Tocantins. A secretária executiva do Cedeca, Mônica Brito, conta mais sobre a iniciativa: “A escola inéditos viáveis é atuação do Cedeca para formação e capacitação dos membros do Sistema de Garantia de Direito, é o nosso maior trabalho para que todos os órgãos que compõem a rede de proteção possam trabalhar sem revitimizar as crianças e adolescentes”.
A assistente social também descreve alguns dos resultados do Projeto: “Até então nós já capacitamos conselheiros(as) de direitos e conselheiros(as) tutelares, e o resultado tem sido muito importante na forma de atuação dos órgãos, mudando de uma lógica adultocêntrica para outra que vê a criança e adolescente como sujeito de direitos”.

Conheça o Cedeca

O Cedeca tem como missão desenvolver a educação popular para fortalecer o exercício da democracia e dos direitos humanos, desde a infância. Este ano a Organização Não Governamental (ONG) completa 15 anos de atuação, e já acumula 11 projetos concluídos e 5 projetos em desenvolvimento.
Para acompanhar as atividades do Cedeca e até mesmo contribuir doando e se voluntariando na instituição acesse seu site, ou suas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.