De norte a sul do Tocantins, os e as adolescentes da Rede de Comunicadores/as, umas das ações do Projeto Conecta Vozes, realizado pelo Centro de Defesa das Criança e do adolescente – Cedeca Glória de Ivone, produziram 25 vídeos e podcasts que começaram a ser lançados hoje, 22 de novembro, no YouTube e Soundcloud da Organização. As produções foram feitas pelos adolescentes, que contaram com a supervisão de facilitadores, com experiência em formação política, em vídeo e em som, durante o processo, além de uma bolsa-auxílio de 100 reais que permitia suporte tecnológico e acesso à internet.
Com 13 anos e morando em Dianópolis, Marcos Daniel participou da produção de 3, dos 12 vídeos produzidos pela Rede de Comunicadores/as, o adolescente relata como foi sua experiência.
“Durante a produção eu aprendi muitos efeitos novos muito legais que eu vou usar para vida toda. A parte que eu mais gostei na produção de vídeo é a parte de colocar as músicas e de cortar as partes ruins, porque deixa o vídeo mais em ordem e bom para assistir.”
Além da formação técnica em áudio e vídeo os meninos e meninas da Rede aprenderam sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes e discutiram sobre assuntos de seu interesse. Luana Porto, assistente social e facilitadora no Projeto, explica como aconteceu a escolha dos temas abordados nos produtos.
“A primeira etapa do projeto foi a formação sobre direitos, e desde aí eles já se interessaram por pontos específicos e no primeiro encontro de produção de conteúdos nós dialogamos e eles elas sinalizaram alguns temas, e foi a partir daí que nós fomos fazendo esse trabalho”.
Os temas sugeridos pelos e pelas adolescentes estão presentes nos 13 vídeos e 12 podcasts finalizados. Sendo eles: 18 de maio-dia nacional de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, direitos à educação, direitos humanos, racismo, segurança na internet, direito à participação, direito às férias, saúde mental, autoimagem e identidade e uma retrospectiva das atividades da Rede.
Acompanhar as aulas online em sua cidade, em Taguatinga, foi uma experiência única para Ryqueuri Pereira, adolescente de 16 anos, ele dá detalhes sobre os encontros.
“Foi muito bom estar participando desse projeto, conhecendo mais sobre os direitos das crianças e adolescentes e descobrindo formas de como me proteger em redes sociais. Para concluir quero deixar meu abraço a todos e gostaria que esse projeto continuasse por mais tempo”.
A Rede de comunicadores/as teve seu último encontro em 9 de novembro, no total foram 11 meses com pelo menos dois encontros mensais. Além de conscientizar adolescentes sobre seus direitos, a ação empoderou os meninos e meninas para exercer o direito à comunicação e participação, visibilizando suas vozes e realidades por meio dos produtos multimídia.
O projeto Conecta Vozes recebe o apoio do Itaú Social por meio do Fundo Municipal das Crianças e adolescentes de Palmas através da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social.
Contribua com as ações do Cedeca
Com 15 anos de história, o Cedeca já tem mais de 25 projetos concluídos e já formou mais de 3 mil adolescentes sobre seus direitos no Tocantins. Para ajudar a ampliar suas ações é possível doar para o pix 63 99932.2010 ou usando PayPal. Aqueles e aquelas que desejarem se voluntariar podem preencher um formulário online.