O deputado federal Célio Moura informou que ele e outras quatro tendências internas do PT optaram pelo apoio interno á pré candidatura do ex deputado e ex prefeito, Paulo Mourão ao governo.
O PT quer lançar candidatura para palanque para o ex presidente Lula.
As tendências alegam unidade em torno de um nome da legenda para construção de uma candidatura ao Palácio Araguaiana próximo ano. Em nota encaminhada á Gazeta, as tendências alegam que Mourão seria a “alternativa mais potente e real”.
Veja a íntegra da nota:
NOTA DAS CORRENTES INTERNAS DO PT/TO Á PRÉ-CANDIDATURA A GOVERNO DO TOCANTINS.
As tendências internas do Partido dos trabalhadores- PT/TO, Articulação de Esquerda- AE, Democracia Socialista- DS, Esquerda Popular Socialista- EPS e a Unidade na Luta, vêm se mobilizando em torno do debate sobre a conjuntura politica e eleitoral nacional e estadual, oportunamente no momento em que o PT encontra-se em fase de construções internas para definição de sua tática eleitoral rumo às eleições de 2022.
Por isto, nós representantes das tendências nos reunimos na manhã do dia 02 de julho com os dois pré-candidatos ao governo do Estado, os companheiros Paulo Mourão e Leador Machado na intenção de construir uma unidade que culmine na apresentação de uma única pré-candidatura para apresentar ao conjunto do partido.
Os dois companheiros se colocaram inteiramente à disposição para cumprir com a importante tarefa de apresentar ao Tocantins uma candidatura própria do Partido dos Trabalhadores verdadeiramente alinhada com os interesses do povo Tocantinense que sonha e constrói este Estado.
A partir de um amplo debate decidimos pela pré-candidatura do companheiro Paulo Mourão, onde as quatro tendências e o deputado Célio Moura, se unificam em torno de um programa que traz como principais premissas:
• Defesa de candidatura própria do Partido dos Trabalhadores ao governo do Tocantins em torno de um projeto alternativo e representativo com um modelo de desenvolvimento que congregue desenvolvimento social e desenvolvimento econômico:
• Compromisso com a construção de uma transição ecológica, que promova o bem viver entre povo e natureza e a emancipação e soberania popular;
. Compromisso com o acesso universal à terra, por meio de reforma agrária e urbana com respeito ao direitos dos camponeses, agricultores familiares, povos originários promovendo soberania popular e alimentar;
• Enfrentamento das mazelas, trazidas principalmente, pelo bolsonarismo que alia a radicalidade do projeto neoliberal com o ultraconservadorismo e ataques ao estado democrático de direito;
• Defesa prioritária de uma unidade nacional, que tenha na candidatura de Lula nosso principal norte para conduzir este projeto e livrar o Brasil do bolsonarismo;
• Compromisso com a construção de politicas estruturantes econômicas e de proteção social para reverter o desmonte dos direitos sociais e do nefasto programa de privatizações e venda do patrimônio público do povo do Tocantins;
• Defesa intransigente da liberdade como valor ético e humano central de reversão da dominação e opressão sobre os corpos, territórios e a vida do povo, combatendo e enfrentando o neoliberalismo e o ultraconservadorismo.
Diante disto, apresentamos ao conjunto do partido a absoluta disposição de construir a unidade em torno de uma pré-candidatura e de um programa para disputar o governo do Estado nas eleições de 2022.
Neste sentido apresentamos nosso apoio ao nome do companheiro Paulo Mourão como a alternativa mais potente e real e que reúne as maiores condições políticas e eleitorais.
Por um partido socialista, democrático, de massas e aliado às lutas sociais, para construir um Tocantins justo e fraterno socialmente e com soberania do seu povo.
Assinam:
Articulação de Esquerda- AE
Democracia Socialista- DS
Esquerda Popular Socialista- EPS
Unidade na Luta
Deputado Federal Célio Moura