O Censo Escolar é realizado anualmente e é obrigatório para todas as etapas e unidades de ensino da educação básica – Foto – Márcio Vieira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia nesta sexta-feira, 18, a coleta do Censo Escolar 2021. Os procedimentos devem ser realizados pelos gestores de todas as unidades escolares públicas e privadas, por meio do Sistema Educacenso. No Tocantins, o levantamento estatístico é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O Censo Escolar é o principal mecanismo de coleta de informações e a pesquisa estatística de maior relevância para a área da educacional, traçando o panorama da educação básica no país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Conforme a gerente de estatísticas e informações educacionais da Seduc, Ana Paula Rodrigues, que coordena o Censo no Tocantins, os dados obtidos pela pesquisa estatística servem também de base para o repasse de recursos do Governo Federal, além de permitir que as políticas públicas para a educação básica sejam acompanhadas com efetividade.

“Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto de indicadores que possibilitam esse monitoramento da educação brasileira. Todos os anos, o levantamento é realizado em parceria com os diretores das escolas, as Diretorias Regionais de Educação, Juventude e  Esportes (DRE), além dos gestores municipais”, ressaltou a coordenadora do Censo Escolar no Tocantins.

Ana Paula lembra que o recenseamento é obrigatório para todas as unidades escolares e redes de ensino. “É de extrema importância que todos os envolvidos no preenchimento declarem corretamente os dados, nos prazos estabelecidos, e que as informações acerca dos alunos, dos profissionais e sobre a escola sejam fidedignas”, enfatizou.

 Cronograma

A data de referência do Censo Escolar 2021, para que as escolas informem os dados é última quarta-feira do mês de maio. O Sistema Educacenso estará disponível entre os dias 18 de junho e 23 de agosto, para a coleta da primeira etapa da pesquisa, referente à Matrícula Inicial.

Após esse período, os dados preliminares serão encaminhados pelo Inep ao Ministério da Educação (MEC). Os relatórios serão disponibilizados por escola para que os gestores municipais e estaduais das redes de ensino acompanhem e confiram as informações declaradas.

A partir da publicação dos resultados preliminares no DOU, os gestores terão 30 dias para verificar, confirmar ou, caso necessário, alterar os dados. Os resultados finais da primeira etapa serão divulgados em 31 de janeiro de 2022.

Segunda etapa

No dia 1º de fevereiro de 2022 começa a segunda etapa do Censo 2021 e segue até 17 de março. Nesta fase, as escolas precisam declarar os dados referentes à Situação do Aluno. Após esse período, entre os dias 4 a 18 de abril, serão disponibilizadas as taxas de rendimento preliminares e os relatórios por escola para conferência, confirmação ou alteração dos dados, se necessário. O encerramento da segunda etapa do Censo Escolar 2021 ocorre com a divulgação dos indicadores de rendimento escolar, no dia 19 de maio de 2022, no portal do Inep.

Contudo, o Inep poderá alterar as datas previstas no cronograma, em função das medidas de enfrentamento à pandemia de COVID-19.

Fonte – Dicom Seduc