Foto – Esequias Araújo

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, se reuniu na noite dessa quarta-feira, 30, com moradores do setor Lago do Taquari II, em Palmas, para tratar da regularização fundiária de suas propriedades rurais para então ter condições de contrair empréstimo e ver o setor prosperar. Para tratar destas regularizações fundiárias de lotes de mais de 300 famílias, a reunião contou com a presença do presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Divino Ribeiro.

Os moradores do setor lutam pela regularização das terras há mais de 10 anos. A residente Rosinei Maria da Silva destacou que muitos pais e mães estão desempregados devido à pandemia e que a regularização seria uma oportunidade de renovar as esperanças em dias melhores. “Esse é um momento muito oportuno, pois muitas famílias são carentes. Há mais de 10 anos nós lutamos para regularizar estas terras e viver com mais dignidade”, contou a moradora.

O presidente do Itertins, Divino Ribeiro, afirmou que a gestão do governador Mauro Carlesse busca ver toda a situação de perto. “Resolvemos vir aqui a convite do Vice-governador para iniciarmos um levantamento para saber quem está aqui de verdade, e vermos caso por caso e assim definirmos a possibilidade de arruamento, e como vai ser feito isso. E quero crer que consigamos iniciar esse levantamento dentro de 15 dias”, ressaltou Divino Ribeiro.

O vice-governador, Wanderlei Barbosa afirmou que a gestão municipalista foi ao local para buscar o caminho da regularização. “Temos feito um trabalho de titulação das áreas particulares das pessoas que só tinham direito de posse pelo Tocantins afora. São 80 mil títulos que vamos expedir. O que não queremos é que as pessoas levem prejuízo. As famílias vieram para cá e se firmaram aqui há mais de 10 anos. Nós vamos agir de maneira técnica com respeito administrativo por vocês”, destacou.

O Vice-governador contou que conversou com os líderes da associação do setor e que construíram uma situação de discussão a respeito do tema. “Existem muitas famílias no Tocantins que estão na mesma situação de vocês, não podem pegar um empréstimo porque não tem a escritura da propriedade. Por isso viemos aqui. Vamos discutir isso. O Itertins irá conversar com todos os envolvidos nesse processo. Um título é como uma certidão de nascimento, uma identidade, ele prova que a propriedade é sua”, explicou o Vice-governador.

Presenças

Na ocasião, estavam presentes a vice-presidente do Itertins, Antônio Cardoso; o diretor de regularização fundiária do Itertins, Onercy Castelo Branco; o gerente de Regularização Fundiária do Município de Palmas, Aldenor Fonseca; a deputada estadual Vanda Monteiro; e os vereadores de Palmas, Marilon Barbosa e Júnior Brasão.