Várias fake news sobre o Coronavírus circulam na internet
Maju Cotrim
No Brasil, a desinformação está circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado.
A questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.
A Gazeta do Cerrado está com plantão permanente checando todas as informações e acompanhando os casos suspeitos. Nossa equipe jornalística está alerta para evitar desinformações.
Informação com link falso tenta enganar os servidores sobre alteração no horário de trabalho no Estado. Por enquanto não há nenhuma suspensão ou restrição no Tocantins. O alerta é para prevenção.
Todos os órgãos do Tocantins estão mobilizados
Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população.
Vale destacar que o canal não é um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.
Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.
No Tocantins, há um plantão 24 horas por parte da Secretaria Estadual de Saúde para que todos os casos ou suspeitas sejam informados. O contato é: 992414832.
Por que as Fakenews viralizam?
Durante um seminário da Fiocruz sobre o tema, realizado em 2019, o pesquisador Cláudio Maierovitch, destacou alguns pontos que podem gerar a disseminação das fake news.
“O sensacionalismo com o tom alarmante e de ‘denúncia’ como essas notícias são divulgadas pode ser um dos porquês da grande disseminação. Além disso, podemos considerar um conceito ligado à psicologia chamado ‘viés da confirmação’, onde a pessoa busca por argumentos para confirmar algo e nega argumentos contrários, mesmo sem embasamento, isso ganha ainda mais força na internet pelo fato da informação chegar personalizada para cada um, a partir do conteúdo mais acessado e dados pessoais divulgados”.
#SóNaGazeta
#FakeNews
#Coronavírus