A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está realizando a reforma e adequação do novo Centro de Internação Provisória em Santa Fé do Araguaia (Ceip Norte). Em parceria com a Prefeitura Municipal, que cedeu o terreno para adequação do local, o Ceip Norte terá capacidade legal triplicada, podendo abrigar até 18 socioeducandos.
Para vistoriar a execução da obra in loco, neste sábado, 9, o secretário executivo da Seciju, Gilson Silva, visitou a Unidade, juntamente com o chefe do Setor de Obras, Obede Batista, prefeita Vicença Lino, parlamentares municipais e representante da Escola que atenderá os jovens em cumprimento de medida dentro do Centro.
“Com mais de 50% da reforma executada, o novo Ceip trará aos jovens que cometeram atos infracionais e agentes socioeducativos mais segurança e conforto, além de garantir a devida execução da medida socioeducativa, com espaços adequados e pensados especificamente para este trabalho de suma importância no Tocantins. Agradecemos também a parceria da prefeita com a cessão do prédio e ao nosso Sistema Penal que alocou toda a mão de obra carcerária necessária, trazendo uma economia significativa aos cofres públicos”, ressaltou.
A obra, que começou em março, tem previsão para ser concluída até o mês de maio, tendo em vista todas as adequações previstas na Política Nacional de Atendimento Socioeducativo, conforme explicou Obede Batista. “Toda essa parte técnica está sendo executada pelo Setor de Obras da Seciju. Nossa equipe elaborou os projetos de acordo com a legislação, com a capacidade máxima de três socioeducandos por alojamento, fizemos a aquisição de materiais, prezando por aqueles de maior resistência que resultam em segurança tanto para quem labora quanto para os adolescentes. Nosso corpo técnico especializado está acompanhando a obra de perto e o Ceip atenderá todas as exigências legais para uma unidade socioeducativa com ambientes propícios para a melhor execução da medida”, explicou.
A prefeita de Santa Fé do Araguaia, Vicença Lino, também acompanhou a obra, ao lado de parlamentares, e pontuou que a reativação do Ceip de Santa Fé vai contribuir com a economia do Município. “Com o retorno da Unidade Socioeducativa, a economia local será indiretamente movimentada, pois voltará a gerar demandas de trabalhos internos que poderão ser supridos com mão de obra local. Sem contar que o comércio nas imediações também será fomentado”, acrescentou.
Francisco Lobo, chefe do Ceip Norte, frisou que esta Unidade em novo local e com mais estrutura atenderá os anseios tanto dos servidores quanto para garantia dos direitos dos adolescentes preconizados em lei. “Neste novo espaço, estamos reformando e construindo novos espaços onde os servidores terão estrutura de qualidade para trabalhar e os adolescentes terão alojamentos adequados, com melhores condições para o cumprimento da medida. Passando de uma unidade de pequeno porte com dois alojamentos e seis adolescentes para uma de médio porte que abriga até 18 adolescentes, podemos ter maior êxito nos projetos e reinserir na sociedade um adolescente que tenha passado pelas oportunidades de socioeducação e possa ter uma vida melhor”, destacou.
Reforma com mão de obra carcerária
O Centro está passando por reforma, adequação e até construção de novos espaços com mão de obra carcerária de oito custodiados da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota. Até o fim da obra, o local contará com salas administrativas, dois alojamentos para servidores (feminino e masculino), ala jurídica para atendimento, enfermagem, ala de cozinha e refeitório, lavanderia, um alojamento de triagem e cinco alojamentos para os adolescentes, duas salas de aula e de projetos educacionais e terapêuticos, além de quadra esportiva e solário para recreação e visitas.